A cerimônia de abertura da 9ª Copa Campus, o maior campeonato de futebol da UFRJ, foi realizada no último dia 16, quarta-feira. A expectativa gerada pela espera do sorteio dos grupos era visível dentre as conversas entre as futuras equipes adversárias no Salão Dourado, do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha, nos minutos precedentes ao início da celebração. ">A cerimônia de abertura da 9ª Copa Campus, o maior campeonato de futebol da UFRJ, foi realizada no último dia 16, quarta-feira. A expectativa gerada pela espera do sorteio dos grupos era visível dentre as conversas entre as futuras equipes adversárias no Salão Dourado, do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha, nos minutos precedentes ao início da celebração. ">

Aberta oficialmente a 9ª edição da Copa Campus

Organizado por um grupo de graduandos da Escola de Comunicação (ECO) apaixonado pelo esporte, o torneio ocorre a cada semestre e ganha destaque a partir da sua funcionalidade em integrar diversos cursos e estudantes da universidade. “Além de criar a possibilidade de lançamento de jogadores profissionais, como Matheus Weber, que atuava pelo Parças, time da Engenharia de Produção e, recentemente, estava estudando e jogando futebol nos EUA, a Copa viabiliza a reunião de cursos de campi diferentes – o que, aliás, segue a proposta do reitor Aloísio Teixeira – em um só projeto”, aponta o jornalista Diego do Carmo, um dos fundadores da Copa Campus.

Acontecimentos da noite

Após o discurso de abertura de Diego, houve a premiação dos melhores jogadores da última edição, a 8ª Copa Campus, caracterizando um dos momentos mais descontraídos. Nas categorias de “Melhor Goleiro”, “ Melhor Dupla de Zaga”, “Melhor Dupla de Meio-Campo”, “Melhor Dupla de Ataque” e “Artilheiro”, os agraciados posavam para os flashes, sorrindo, agradecidos pelos votos da organização e cronistas.

– O projeto é sensacional. É sempre agradável poder encontrar com amigos meus que estudam no Fundão ou na Praia Vermelha aos domingos, e acima de tudo, praticar o esporte, de forma saudável, mantendo a forma física – elogia o estudante de Direito Eduardo Bolsonaro, representante do Nacional, atual time campeão da Copa, que recebeu os prêmios de “Melhor Goleiro” e um “Melhor Atacante”, entre seus jogadores.

Como nas últimas edições, a organização dividiu os times em grupos, escolhendo profissionais relacionados a esportes, dentro da mesma temática, para denominar tais chaves. Neste semestre, os homenageados foram alguns narradores e comentaristas de futebol provenientes de televisão ou rádio. Grandes nomes como Luís Mendes, Edson Mauro e Luis Penido gravaram vídeos desejando boa sorte ao seu grupo com muito humor, frisando sempre a importância do esporte na vida de cada um.

Do antigo Campeonato de Futebol Intercursos da UFRJ à Copa Campus

A idéia do projeto surgiu em 2003, dirigido por Diego do Carmo e Rafael Barros e, após um período de um ano de muitas conversas, reuniões e amadurecimento do projeto, foi realizada a primeira Copa Campus, antigo Campeonato de Futebol Intercursos da UFRJ, com apenas 12 times, no primeiro semestre de 2004, no campo da Praia Vermelha.

Com a adesão de novas pessoas à idéia inicial, houve um crescimento estrutural do torneio, com o aumento do número de equipes inscritas, a mudança do nome e a transferência da realização dos jogos para os campos do Colégio Batista Sherpad, na Tijuca.

Após cinco anos, a equipe Copa Campus apresenta um corpo muito maior de pessoas trabalhando para uma estrutura mais complexa, na qual a disputa do torneio já é iniciada no período de inscrições, uma vez que as 32 vagas hoje oferecidas não são suficientes para todos os times interessados.

As novidades da 9ª edição

Nesse semestre, a organização conseguiu encontrar a última peça que faltava para completar o quebra-cabeça “Copa Campus”. Isso se deu, após a inscrição e seleção do primeiro time representando o Instituo de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), de História. De fato, pode-se considerar o torneio como um eficaz maestro para atividades intercampi na universidade.

Por outro lado, a organização garante rigorosidade a respeito da questão comportamental dos jogadores. Com uma Comissão de Arbitragem, que avaliará semanalmente o trabalho dos árbitros, e um regulamento menos tolerante, em respeito às mesárias, à arbitragem e à própria equipe organizadora como um todo será cobrado.

– Instituímos para a 9ª Copa a “Suspensão Disciplinar”, com o intuito de garantir a paz em campo, com jogos limpos, sem o objetivo de prejudicar nenhuma equipe, mas focando em cumprir o regulamento. – alertou, por fim, Priscilla Bastos, estudante do 6º período e organizadora da Copa.

Às vésperas de comemorar o aniversário da 10ª edição do torneio, no segundo semestre do ano, a organização apresenta muita expectativa e promete novidades, a fim de manter a dinamização da disputa.

A primeira rodada da atual edição terá início no dia 27 de abril, no Colégio Batista Sherpad, às 11h. Mais informações no site www.copacampus.com.br