Capacitação de lideranças religiosas contra homofobia

A Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ) abriu inscrições para o curso “Diversidade Sexual e Homofobia em Discussão”, que acontece no período de 13 de maio a 29 de julho, no Auditório da ESS – Avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha.

Voltada para o corpo clerical e para fiéis ativos na formação pública dentro de igrejas, a iniciativa tem como objetivo fomentar o debate sobre sexualidade, prevenção do HIV/AIDS e homofobia dentro de instituições religiosas e diminuir a intolerância de seus atores sociais.

O curso, que contribui para a implementação do “Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual”, do Ministério da Saúde, parte de uma pesquisa feita com líderes e fiéis de cinco tradições – católicos, evangélicos, espíritas, afro-brasileiros e judaicos – em que foram confrontadas as percepções dos dois grupos.

A coordenadora do trabalho, Maria das Dores Machado (ESS/UFRJ), explica: “Os homossexuais são pessoas que querem ser acolhidas em grupos religiosos. A nossa idéia é criar uma intermediação e ajudar no combate à intolerância. Vamos fazer isso dentro da universidade, que é o espaço de mobilização e articulação de movimentos sociais”.

Para ter acesso à programação completa e para realizar a inscrição, acesse www.pr5.ufrj.br. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3873-5401.