COPPE comemora 40 anos do Programa de Engenharia Civil

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) reuniu convidados na sexta-feira, 7 de dezembro, para a comemoração dos 40 anos de criação de seu Programa de Engenharia Civil (PEC). A cerimônia ocorreu no salão Pedro Calmon do Palácio Universitário, às 18h, incluindo homenagem aos 30 anos de parceria da COPPE com a Petrobras.

Para dar início à solenidade, integraram a mesa Ângela Uller (pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa), Carlos Conceição (pró-reitor de Planejamento de Desenvolvimento), Walter Suemitsu (decano do Centro de Tecnologia – CT – da UFRJ), Alberto Luiz Coimbra (fundador da COPPE), Aquilino Senra (vice-diretor da COPPE), Carlos Magluta (atual coordenador do PEC) e Luiz Bevilacqua (primeiro coordenador do PEC e atual reitor da Universidade Federal do ABC).

Carlos Magluta elogiou o PEC por sua capacidade de evoluir e inovar constantemente, além de contribuir diretamente no aquecimento da economia brasileira ao fornecer mão de obra especializada. Aquilino Senra argumenta que um dos êxitos do programa foi saber incorporar o espírito da COPPE em seus empreendimentos, sempre articulando ensino, pesquisa e extensão. “Apesar de jovem, o PEC colabora bastante com o planejamento tecnológico-desenvolvimentista do Brasil”, discursou o vice-diretor da COPPE. Na mesma linha de raciocínio, Walter Suemitsu clamou a necessidade de a sociedade valorizar mais a atuação enriquecedora dos programas de engenharia da UFRJ na sociedade.

Em discurso emocionado, Luiz Bevilacqua descreveu a evolução do PEC desde sua criação, “quando ocupávamos uma salinha no campus da Praia Vermelha”. E foi intensamente aplaudido quando pediu a oportunidade de voltar à UFRJ – “gostaria de terminar meus dias em uma salinha na COPPE, convivendo com os sucessos do lugar onde comecei”, afirmou, junto com o desejo de que os jovens saibam levar adiante a tradição criada pelo instituto. Alberto Luiz Coimbra complementou a retrospectiva histórica do PEC, criado apenas depois de concretizados programas de outras engenharias, tais como a química, a metalúrgica, a mecânica e a elétrica. Fundador da COPPE, ele realçou a importância de trabalhar em conjunto com grandes empresas, a exemplo da Petrobras e cogitou a idéia de retomar pesquisas junto com a Vale.

Continuando a cerimônia, foram selecionados representantes dos diversos setores de funcionários da COPPE. Todos foram homenageados por contribuírem para o crescimento do instituto e de seus programas integrados. Para o fechamento, Ângela Uller, representando Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, descreveu os segredos das instituições que dão certo. “Elas precisam ter um líder carismático, mas que também saiba formar outros líderes capazes de prosseguir com a evolução e a consolidação dos projetos idealizados. O PEC e a COPPE têm Alberto Luiz Coimbra e outros que aprenderam com ele o valor de não impor regras muito rígidas e de ultrapassar as fronteiras da universidade”.