Nelson Maculan Filho recebe título de Personalidade Educacional

Foto: Marco Fernandes

No dia 18 de outubro, a partir das 19h, o Jockey Clube Brasileiro sediará a nona edição do Personalidade Educacional, em que serão homenageados 10 educadores e três instituições pelo compromisso com a educação no Brasil.

As eleições, promovidas pela Associação Brasileira de Educação (ABE), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Folha Dirigida, têm como objetivo valorizar, publicamente, personalidades e entidades que contribuíram (e contribuem) com a melhoria da qualidade do ensino no país.

Um dos homenageados esse ano é o professor Nelson Maculan Filho, ex-reitor da UFRJ.  Seu currículo é bastante extenso: até 2006, foi Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação e, hoje, é responsável pela política educacional do estado do Rio de Janeiro, comandando uma rede com 1,7 milhões de estudantes, em cerca de 1.500 escolas. Devido à sua flexibilidade de negociação com representantes de professores e funcionários, contribuiu para a efetivação de concursados e atendeu diversas reivindicações de profissionais de educação.

A seleção e a votação dos homenageados cabem ao colégio eleitoral, formado por sindicalistas, diretores de escolas, reitores de universidades públicas e privadas, entre outros representantes da área educacional e cultural.