Categorias
Memória

COPPE exibe documentário sobre a vida de Celso Furtado

Acontece na próxima segunda-feira, dia 15 de outubro, a exibição do documentário sobre a vida e a trajetória de Celso Furtado O longo amanhecer. O evento é uma realização da COPPE/UFRJ e ocorre às 12h no auditório da COPPE, bloco G, sala 122 na Ilha Universitária do Fundão.

Após a exibição haverá um debate com o reitor da UFRJ Aloísio Teixeira, com a economista Maria da Conceição Tavares e com o diretor da COPPE Luiz Pinguelli Rosa.

Com direção e roteiro do cineasta José Mariani, o documentário mostra a trajetória do intelectual, um dos mais importantes do Brasil, desde sua ida à Europa, durante a 2ª Guerra Mundial, passando pela criação da Sudene, o exílio após o golpe militar de 1964 e os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.     

O filme lançado em 2007 e com duração de 73 min foi produzido a partir de depoimentos de intelectuais, dentre eles Celso Furtado, e de imagens da época. Além de realizar uma análise das idéias do falecido Furtado e de sua participação em projetos desenvolvidos no Brasil a partir da década de 40, aponta para a necessidade de reformas estruturais no Brasil e conduz a reflexões sob a ótica do desenvolvimento.