Centro Cultural da UFRJ: programação de novembro

No mês que se aproxima, o Centro Cultural Professor Horácio Macedo traz uma série de atrações imperdíveis para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incluindo música, dança, cinema e seminários. A entrada para todos os eventos é franca.

O espaço cultural da UFRJ, que conquistou lugar garantido na agenda da comunidade acadêmica, fica localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da natureza (CCMN/UFRJ) – Ilha da Cidade Universitária (Fundão). Confira a programação completa de novembro.

Música e Cinema
O auditório Roxinho do Centro Cultural dará lugar ao show da cantora Leila Pinheiro, intérprete de canções de sucesso, tais como “Besame Mucho”, “Catavento e Girassol”, “Esse seu Olhar” e “Pra que chorar”. A atração musical ocorre no dia 13, às 14:30 h.

Neste mesmo dia, um pouco mais cedo (13h), o Salão Nobre da Decania do CCMN fará uma mostra dos vencedores do Festival Audiovisual (Visões Periféricas), com os curtas “Grito da alma”, “A música da minha vida”, “Kahehijü Ügühütü, o manejo da câmera”, “O capim” e “Pare, olhe e escute”.

O tradicional “cinema ao meio dia”, por sua vez, ocorre nos dias 5, 12 e 30, com os filmes “Cartola”, “Caixa dois” e “Cidade baixa”, respectivamente. Como o próprio nome da atração diz, as sessões ocorrem sempre às 12h, no Salão Nobre.

Dança
A Oficina de Dança de Salão do Programa Humanizar sobe ao palco do Roxinho no dia 22, às 14:30h, quando também haverá, logo após a apresentarão, uma oficina de Tango aberta ao público. O Humanizar, que oferece aulas de dança de salão para os servidores da UFRJ, é uma realização da Coordenação de Desenvolvimento Profissional da Pró-Reitoria de Pessoal (Codep/PR-4/UFRJ).

Eventos acadêmicos
O Centro Cultural Horácio Macedo dará lugar a seis eventos de caráter acadêmico no mês de novembro. O primeiro deles será o “Colóquio do CCMN”, com o professor Ildeu de Castro Moreira, do Instituto de Física (IF/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ) e atual diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O evento terá início dia 1 de novembro às 11h, no Salão Nobre.

O “Seminário de Cromatografia/Ambiental PerkinElmer” ocorre no dia 6, entre 8h e 17h, nas salas 1 e 2 da Decania do CCMN. Entre os dias 7 e 9, o Salão Nobre dará lugar ao “Primeiro Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações (1º Enama)”, previsto para ocorrer de 8h às 18h.

O Auditório Roxinho receberá três eventos: o “Programa de conscientização da cidadania para evitar a dengue”, dia 21, entre 13h e 17h; o “Encontro de professores de literaturas africanas”, das 14h às 18h do dia 23; e o “4º Congresso de Extensão da UFRJ”, que ocorre entre os dias 26 e 28, das 9h às 18h.