O Papel do Farmacêutico na Sociedade

Foto: Agência UFRJ de Notícias

Carlos Rangel, Marcelo de Pádua, Márcia dos Angeles
e Carlos Santarém

A “Semana de Farmácia”, esse ano em sua 25ªedição, está sendo realizada em vários lugares do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ.  A abertura, realizada dia 15 de outubro, no auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão teve o tema “Eu farmacêutico: saúde, ciência e sociedade”. O evento se alonga até o dia 18 de outubro.

A mesa de abertura da “XXV Semana de Farmácia” contou com a presença de Carlos Rangel Rodriguez, diretor da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Marcelo de Pádua, coordenador da Faculdade de Farmácia da UFRJ, e Carlos Santarém, presidente do Conselho Regional de Farmácia. Além de ter Márcia dos Angeles, uma das organizadoras do evento e estudante do 8ºperíodo de Farmácia da UFRJ, como mediadora.

Carlos Santarém fala que o farmacêutico não tem só “responsabilidade enquanto profissional da saúde”. Utiliza o seu próprio exemplo como uma forma de mostrar o grande potencial político que eles podem assumir. “Embora na época não pudesse falar disso, na minha turma nasceu a maior rebelião contra a ditadura militar”.

O Santarém cede lugar a Marcelo de Pádua, que reafirma o papel na política e na saúde do farmacêutico na sociedade. “Acho que as pessoas que estão aqui realmente escolheram fazer Farmácia. Então, vocês não estão aqui para sofrer e sim para aproveitar”.

Já o professor Carlos Rangel defende políticas como a do evento, que possibilitam ao estudante explorar o que possivelmente será sua profissão no futuro. “Nós vivemos um momento de democratização, diferentemente do que Santarém viveu. Então eu acho que vocês devem aproveitar, e o momento de aproveitar é esse; depois que vocês ingressam no mercado de trabalho não há como experimentar todos os riscos e possibilidades da profissão farmacêutica”

Márcia dos Angeles, então, finaliza a abertura do evento justificando a escolha do tema Eu farmacêutico: saúde, ciência e sociedade: “A idéia foi a visão de que a gente possa refletir como a farmácia se insere nessas três esferas. Como nós nos inserimos nelas, qual é o nosso papel? A gente deve ter consciência e ética, a favor, com o propósito de trazer a saúde. Todos os farmacêuticos querem o bem estar, a cura de alguém”.

A “XXV Semana de Farmácia” oferece diversos cursos e palestras na área farmacológica no decorrer da semana com temas como “Química Forense” e “Ética na Profissão Farmacêutica”.