Lançamento do Livro “Guerra e Paz no Mundo Antigo”

No dia 18 de outubro, às 10h, acontece o lançamento do livro "Guerra e Paz no Mundo Antigo", no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS), integrando o I Seminário Internacional do Jesus Histórico, promovido pela unidade.

A obra é organizada por Fábio Vergara Cerqueira, arqueólogo e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Ana Tereza Marques Gonçalves, da Universidade Universidade Federal de Goiás (UFGO), Anderson Zalewski Vargas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Glaydson José da Silva, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Chimene Kuhn Nobre, do Laboratório de Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ/UFPEL).

O livro resulta de uma edição conjunta do LEPAARQ/UFPEL e do Instituto de Memória e Patrimônio (IMP), numa promoção do Grupo de Trabalho Nacional de História Antiga da Associação Nacional de História (ANPUH). Segundo o Fábio Vergara, "Guerra e Paz no Mundo Antigo" procura abordar o tema sob enfoques variados, “propiciando ao leitor tomar contato com a renovação do conhecimento sobre este assunto, tradicional à historiografia antiga e moderna. Para tanto, elaborou-se um compêndio de estudos sustentados sobre uma grande variedade de testemunhos escritos (literários), materiais (arqueológicos) e visuais (iconográficos)”, conta o autor.

O IFCS está localizado no Largo de São Francisco, nº1 – Centro, Rio de Janeiro.