No próximo dia 27, na Universidade de Coimbra, o professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da UFRJ (FD), Francisco Amaral, recebe o título de Doutor Honoris Causa daquela quase milenar universidade portuguesa. ">No próximo dia 27, na Universidade de Coimbra, o professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da UFRJ (FD), Francisco Amaral, recebe o título de Doutor Honoris Causa daquela quase milenar universidade portuguesa. ">

Doutor Honoris Causa

No próximo dia 27, na Universidade de Coimbra, o professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da UFRJ (FD), Francisco Amaral, recebe o título de Doutor Honoris Causa daquela quase milenar universidade portuguesa. Trata-se do mais importante título que uma universidade concede a professores de reconhecida produção científica e que prestaram relevantes e imprescindíveis serviços à instituição.

Com esse título, concedido à Francisco Amaral, a Faculdade de Direito passa a figurar no cenário da UFRJ como uma unidade que tem, ou teve, em seu quadro docente, vários doutores Honoris Causa por universidades estrangeiras, como Pedro Calmon e Santiago Dantas, na década de 1950, e Caio Mário da Silva Pereira na década de 1990 do século passado.

O fato também é o reconhecimento dos tradicionais vínculos entre a  Universidade de Coimbra, da qual a FD/UFRJ é herdeira no pensamento jurídico, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.