Categorias
Memória

CT recebe o projeto Caia nesta loucura

 Agência UFRJ de Notícias
  
 Sérgio Roberto:"A gente quer criar novos vínculos"

Diluindo a loucura na sociedade, a terceira edição do Caia nesta Loucura trouxe os usuários da rede de saúde mental para a UFRJ, nestes dias 8 e 9. Organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Coppe/UFRJ), em parceria com técnicos da rede de saúde mental, o evento deu visibilidade a apresentações de grupos culturais da área, organizou feiras de produtos artesanais confeccionados pelos usuários da rede e ofereceu cursos de empreendedorismo e gestão.

O objetivo – não apenas desta edição, como de todas que já aconteceram e das que acontecerão – é reunir técnicos e usuários da rede de saúde mental do Rio de Janeiro e capacitá-los em relação à geração de renda, para que os portadores de transtornos mentais possam sair dos manicômios e atuarem de forma produtiva na sociedade. “A gente quer criar novos vínculos, fazer com que essas pessoas ocupem outros espaços dentro da sociedade. E aproveitamos para mostrar o trabalho que os usuários desenvolvem”, afirma Sérgio Roberto, coordenador do Projeto da Saúde Mental do ITCP.

A idéia do evento surgiu com o projeto de incubação da Cooperativa da Praia Vermelha (que funciona no Instituto Philippe Pinel), a partir do qual o ITCP foi desenvolvendo uma série de atividades relacionadas à área da saúde mental, dentre as quais tem destaque o Caia nesta Loucura.