Categorias
Memória

Cedae solicita armazenamento de água

 Cedae aconselha a seus consumidores que armazenem água nas próximas 48 horas. Afinal, será realizada nesta quinta-feira uma vistoria de manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, que terá a sua operação interrompida, afetando o abastecimento em 85% da cidade do Rio de Janeiro e em 70% da Baixada Fluminense. A paralisação terá a duração de 12 horas e envolverá a participação de 100 pessoas na operação. O abastecimento de água deve ser normalizado em até 24 horas após a conclusão dos trabalhos. O prazo pode se estender a 72 horas em algumas áreas isoladas.

Os consumidores, além de encher seus reservatórios e cisternas, devem estocar água até quinta-feira. A partir desta data e até a normalização do abastecimento, devem ser evitados desperdícios como lavar carros e calçadas, tomar banhos demorados e regar jardins e quintais, além de escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta.

Os serviços de manutenção trarão melhorias operacionais ao sistema de abastecimento do Guandu, preparando-o para que não ocorram problemas durante a realização dos Jogos Pan-Americanos. "Esta é uma paralisação estratégica, que visa eliminar diversos vazamentos ao longo da rede de abastecimento, dando uma maior segurança na distribuição de água para os jogos Pan-Americanos", afirma o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Outra ação da Cedae na ETA do Guandu para o Pan é o aumento em cerca de 20% das equipes de manutenção da estação, que estará em regime de plantão 24 horas durante a competição.

Construída em 1955, a ETA Guandu teve suas obras concluídas em 1963 e atualmente é a responsável pelo abastecimento de 85% da cidade do Rio e 70% dos municípios da Baixada Fluminense. A estação é a maior do mundo em volume de água tratada produzida e trata 45 mil litros de água por segundo, abastecendo cerca de nove milhões de habitantes.