Segurança nos campi da UFRJ é discutida em plenária

Durante a plenária de decanos e diretores realizada hoje (27/11) no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ foi abordada a questão da segurança nos campi da Universidade. O fato foi exposto pelo prefeito da Cidade Universitário, Hélio de Mattos, que falou da necessidade de maior controle nos acessos e entradas dos campi e criação de crachás para alunos, professores e funcionários. “Esse fórum só será importante se tivermos a iniciativa e colocarmos em prática os projetos”, disse Hélio de Mattos.

O controle faz parte de um projeto que vem sendo implementado aos poucos, devido à falta de recursos financeiros. Segundo o prefeito, o primeiro local onde todos os funcionários foram cadastrados foi a própria prefeitura e o resultado tem se mostrado bastante satisfatório. O porteiro observa quem entra e identifica quem não tem a carteirinha, não tendo sido necessário o uso de catracas.

O prefeito falou também da questão do esgoto e do lixo gerado na Universidade, em especial do Hospital Universitário: “os hospitais são grandes fontes de materiais recicláveis, a Universidade deve aliar-se à cooperativa de catadores de materiais recicláveis” e ainda complementa que “temos que trabalhar em conjunto, está na hora da Universidade se posicionar”.

O diretor da Faculdade de Medicina, Antônio Ledo, reforçou também a necessidade de uma política hospitalar integrada, “estratégias específicas para trabalhar em rede, deve ser um espaço multidisciplinar de integração para projetos de extensão, criar uma forma de discutir propostas de relações acadêmicas”.

Laura Tavares da Pró-reitoria de Extensão (PR-5), em sua apresentação, falou da necessidade do setor de extensão: “é preciso que cada unidade tenha estruturado a sua diretoria de extensão” e complementa que “a extensão está fazendo muita falta na UFRJ”. Laura Tavares acrescenta que a PR-5 “está realizando um esforço grande para articular os projetos de extensão da Universidade”, e explica que já foram levantados mais de 20 projetos relacionados ao meio-ambiente, além de haver um registro de 31 projetos audiovisuais em andamento. E finaliza, “precisamos articular e unificar os projetos de extensão da UFRJ”.

A Plenária contou com a presença do reitor Aluísio Teixeira; da Vice-reitora Sylvia Vargas; de decanos e diretores das diversas unidades da instituição.