8° Festival UFRJmar em Macaé

A segunda parte do 8° Festival UFRJ Mar continua nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O festival, que está sendo realizado, pela primeira vez, na cidade de Macaé, é um dos projetos de extensão do Grupo Interdisciplinar UFRJ Mar, ligado ao Instituto de Biologia, que promove atividades marinhas voltadas para o desenvolvimento de regiões costeiras.

O evento é importante por estimular a ação social e o turismo nos locais onde atua, além de divulgar os trabalhos de pesquisa da UFRJ, muitas vezes distantes das comunidades locais.

Atividades
O Festival UFRJ Mar ocorre no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em parceria com a Prefeitura de Macaé. O evento, que já passou por locais como Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, oferece mais de 50 atividades, que vão de 8h às 17h, abertas gratuitamente aos visitantes. Podem participar pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.

Na atividade “Energia solar”, os visitantes poderão entender melhor e experimentar como se dá o aproveitamento de uma alternativa energética que contribui para o desenvolvimento sustentável. Um outro exemplo é a oficina “Esportes de litoral”, que promove modalidades esportivas praticadas na areia, mas que podem ser adaptadas a locais com carência de infraestrutura.

Para os visitantes dispostos a se aventurarem no mar, há oficinas que oferecem passeios a bordo de um veleiro, surf, entre outras. Os que buscam tranqüilidade podem descansar no “Espaço Zen”, aproveitando as ondas do mar aliadas a técnicas de massagem e relaxamento.

A lista completa de atividades, que são realizadas por alunos da UFRJ, encontra-se na página do festival: www.ufrjmar.ufrj.br/festival.