A segunda parte do 8° Festival UFRJ Mar continua nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O festival, que está sendo realizado, pela primeira vez, na cidade de Macaé, é um dos projetos de extensão do Grupo Interdisciplinar UFRJ Mar, ligado ao Instituto de Biologia, que promove atividades marinhas voltadas para o desenvolvimento de regiões costeiras.
O evento é importante por estimular a ação social e o turismo nos locais onde atua, além de divulgar os trabalhos de pesquisa da UFRJ, muitas vezes distantes das comunidades locais.
AtividadesO Festival UFRJ Mar ocorre no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em parceria com a Prefeitura de Macaé. O evento, que já passou por locais como Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, oferece mais de 50 atividades, que vão de 8h às 17h, abertas gratuitamente aos visitantes. Podem participar pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.
Na atividade “Energia solar”, os visitantes poderão entender melhor e experimentar como se dá o aproveitamento de uma alternativa energética que contribui para o desenvolvimento sustentável. Um outro exemplo é a oficina “Esportes de litoral”, que promove modalidades esportivas praticadas na areia, mas que podem ser adaptadas a locais com carência de infraestrutura.
Para os visitantes dispostos a se aventurarem no mar, há oficinas que oferecem passeios a bordo de um veleiro, surf, entre outras. Os que buscam tranqüilidade podem descansar no “Espaço Zen”, aproveitando as ondas do mar aliadas a técnicas de massagem e relaxamento.
A lista completa de atividades, que são realizadas por alunos da UFRJ, encontra-se na página do festival:
www.ufrjmar.ufrj.br/festival.