UFRJ vence a etapa fluminense do Desafio Sebrae

O SEBRAE/RJ divulgou, dia 27 de outubro, os oito primeiros lugares da etapa estadual do maior jogo de negócios do mundo, o Desafio Sebrae. O primeiro lugar ficou com a equipe Z Prod, formada por cinco estudantes do curso de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Em novembro, a equipe participará da semifinal, entre os dias 22 e 26,  em Belo Horizonte (MG).

Integrante da equipe campeã, Juliana Zuleta, 22 anos, ressaltou a importância do jogo virtual. Segundo ela, os principais benefícios oferecidos aos estudantes são o estímulo ao empreendedorismo e o trabalho em grupo. Seu amigo de equipe, Reinaldo Bedim, 20 anos, disse que o principal ganho com a experiência foi o amadurecimento nas tomadas de decisões. “É preciso uma efetiva interação não só dentro da equipe, mas como entre todas as outras empresas na busca de decisões”, avalia.

Pela repescagem nacional, o Rio vai ser representado pela equipe Teras, da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), segunda colocada. O grupo vai disputar uma vaga para a próxima fase com o primeiro colocado da repescagem, de São Paulo. Todas as nove equipes foram premiadas com cursos da Matriz Educacional do SEBRAE/RJ, para desenvolvimento do potencial empreendedor. A equipe vencedora ganhou uma bolsa para o Programa Empretec.

O Desafio Sebrae é um jogo que estimula o conhecimento empreendedor entre universitários e permite-lhes vivenciar, em ambiente online, as experiências reais de uma empresa. A competição surgiu a partir de um software de jogo de negócios, desenvolvido na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ.

O Estado do Rio foi o quinto em número de inscrições, em que 859 equipes e um total de 3.613 participantes tiveram a oportunidade de administrar uma empresa virtual do setor moveleiro (produção de móveis de madeira). A equipe vencedora nacional – cujo resultado será divulgado posteriormente em Brasília – vai passar dez dias na Itália, conhecendo pólos industriais.
CLASSIFICAÇÃO
1º Z Prod;