Semana do Cravo na Escola de Música

O cravo será o centro das atenções na Escola de Música (EM) da UFRJ de 30 de outubro até 1° de novembro.

“A idéia é desmistificar o conceito de que trata-se de um instrumento raro. Já existe uma geração de jovens cravistas que, pela primeira vez, terá a oportunidade de se encontrar em evento nacional dedicado ao instrumento”, diz o professor Marcelo Fagerlande, coordenador da Semana do Cravo, que ocorrerá na Sala da Congregação da EM (rua do Passeio 98, Lapa. Tel. 2240 1391).

Os recitais reunirão os jovens cravistas dos cursos oficiais e regulares que ensinam o instrumento no Brasil – a Escola de Música de Brasília, a Unicamp e a própria Escola de Música da UFRJ –, e que “poderão dialogar”, comenta Fagerlande.

Além disso, o ensino do cravo no Brasil será discutido em mesa-redonda, na quarta, dia 01, às 14h, da qual participarão os professores Ana Cecília Tavares (Escola de Música de Brasília), Helena Jank (Unicamp) e o próprio Fagerlande (EM/UFRJ). Tudo isso com entrada franca ao público, que terá uma “boa oportunidade de entrar em contato com o rico repertório especificamente escrito para o instrumento nos séculos passados”, finaliza o professor. Os concertos têm entrada franca.

Recitais:

30/10, segunda, 18h
– F. Couperin e T. Giordani, com Guilhermina Carvalho
– F. Couperin e D.Scarlatti, com Marina Stevaux
L. Couperin e J. S. Bach, com João Rival;

31/10, terça, 18h
– J.J. Froberger e D. Scarlatti, com Eduardo Antonello
L. Couperin e J.J.Froberger, J.F. Dandrieu e J. S. Bach, com Luiza Chiarelli e com participação de Raquel Chiarelli na viola de gamba
F. Couperin, G. F. Haendel e J. S. Bach, com Stella Almeida;

01/11, quarta, 18h
– J. S. Bach, J.-Ph.Rameau e J.J. Froberger, com Clara
Albuquerque
– A Forqueray, com Guilherme de Morais
L. Couperin e J. S. Bach, com Grasiela Dantas.

Local: Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ (rua do Passeio 98, Lapa. Tel. 2240 1391). Entrada franca.

Texto: Maria Celina Machado/ Escola de Música da UFRJ/ Setor Artístico: Tel. 2262 8742.