Perspectiva Capiana, a revista do CAp

Foi lançado no último dia 25 de setembro, o primeiro número da revista PERSPECTIVA Capiana, publicação semestral de pesquisa ensino e extensão do Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ). A revista traz artigos sobre educação e curiosidades da história do Colégio, e tem como objetivo registrar e divulgar trabalhos produzidos pelos professores e colaboradores.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes toda a equipe editorial da revista e a direção da escola. “Esperamos que a revista tenha uma vida longa” diz em agradecimento a diretora Celina Costa. Segundo o professor Fábio Garcez, da Direção Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (Dalpe), “a revista tem a cara do Colégio de Aplicação, a idéia é que os professores estejam motivados a escrever artigos para as próximas edições”. Para a professora também diretora da Dalpe, Maria Luiza Mesquita, “é um sonho que nos acompanha há muitos anos aqui no CAp”. Também estavam presentes na solenidade o professor Moacyr Bastos, Superintendente do do CFCH e a professora Helena Ibiapina da FUJB, uma ex-aluna do CAp. “Estou aqui com grande satisfação. Tenho certeza que a Perspectiva vai ter muito sucesso. Parabéns pelo esforço de toda a equipe”.

O editor da revista, professor Roberto Pimentel, explica que a Perspectiva Capiana será uma publicação do Colégio de Aplicação para circulação interna da UFRJ, nos cursos de licenciatura e nas instâncias administrativas nos quais o CAp está inserido. Como projeto futuro, a revista pretende chegar a outras universidades que tenham o enfoque na formação de professores, como o Cap da UERJ e Caps de outras unidades federais.

A Perspectiva Capiana conta com o apoio de um programador visual do laboratório de informática do colégio, um bolsista de diagramação do IAC (Iniciação Artística e Cultural), bem como professores revisores e consultores técnicos. A revista está inserida no Núcleo de Publicações da Dalpe, e o professor Fábio Garcez explica que o “objetivo é criar um veículo de divulgação do conhecimento escolar produzido pela comunidade capiana. Os artigos abordam diversos assuntos de interesse e a distribuição será gratuita”.

Em agradecimento a todos que participaram e colaboraram na revista, o professor Roberto Pimentel disse que “todo esse trabalho exige bastante coragem e generosidade, cada artigo tem um pouco de seus autores e não podemos deixar de agradecer a todos que trabalharam, ao apoio da FUJB e da Coordenadoria de Comunicação da Reitoria”.