Marcelo Castro toma posse na decania do CFCH

O professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro foi empossado para cargo de decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. A cerimônia foi realizada às 17h do dia 7 de agosto, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da Praia Vermelha.

Compuseram a mesa solene o reitor Aloísio Teixeira; os pró-reitores de Graduação, José Roberto Meyer Fernandes, e de Extensão, Laura Tavares Ribeiro Soares; o prefeito da UFRJ, Hélio de Mattos; o decano do Centro de Letras e Artes (CLA), Léo Soares; a ex-decana do CFCH, Suely Almeida; a professora Lilia Guimarães Pougy, que assumiu a vice-decania do CFCH; além dos diretores das unidades que compõem o centro e de uma representante do corpo técnico-administrativo.

Ex-diretor da Faculdade de Educação, Marcelo Corrêa e Castro ficará à frente do CFCH até 2010. Decano substituto da gestão anterior, da professora Suely Almeida, teve a continuidade do trabalho realizado nos últimos quatro anos lembrada nos discursos realizados.

Em seu discurso emocionado, o novo decano destacou duas principais barreiras que se põem diante da universidade:

“A primeira é a da capacidade de atuar prol de crescimento social e da distribuição do saber de forma ampla, sem restringir os avanços científicos aos nichos de excelência e aos poucos iniciados no duro jogo do universo acadêmico, marcado por regras perversas que estimulam a concentração do poder e promovem a exclusão”, declarou o professor, para depois revelar o segundo ponto:

“A segunda barreira é a da fragmentação interna que impele a instituição a atuar como um conglomerado de escolas, institutos, faculdades que se pensam como princípio, meio e fim de todas as ações que estão envolvidas”.

Presidindo a mesa solene da cerimônia, o reitor Aloísio Teixeira fez uma grande homenagem à ex-decana Suely Almeida em seu discurso de encerramento. Sobre Marcelo Corrêa e Castro, o reitor ressaltou a importância de um professor da Faculdade de Educação à frente de uma decania quando a universidade discute o seu futuro através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).