V Copa Campus chega ao fim com sucesso

xxxx

agencia2666T.jpgA V Copa Campus, campeonato de futebol realizado por estudantes da UFRJ, terminou no domingo, dia 02/07. A competição é organizada semestralmente pela Ecomídia, projeto de iniciativa de um grupo de estudantes da Escola de Comunicação, e conta com o apoio da UFRJ através do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e da Pró-reitoria de Graduação (PR-1).

Durante oito semanas, 30 equipes de diversos cursos da UFRJ, entre eles Comunicação, Engenharia, Geografia, Administração e Educação Física, se enfrentaram em busca do título de campeão de um torneio que, ao longo de cinco edições, se firmou por sua constância e organização eficiente. Os organizadores trouxeram novidades que elevaram o nível da Copa. Quem participou, desde primeira edição, pôde perceber essa evolução. De início, o campeonato era realizado no campinho da Praia Vermelha, com baliza de madeira e juízes amadores. Porém, a V Copa aconteceu nos campos do Colégio Batista Sherpard, na Tijuca, e teve a participação de juízes profissionais.

A melhoria não se restringe apenas a infra-estrutura. A V Copa Campus teve, também, ampla cobertura jornalística, principalmente na Internet. O site da competição disponibilizou novas colunas e crônicas sobre todos os jogos. Para o estudante Bruno Serman, os juízes contratados trouxeram melhora sensível na arbitragem além de os troféus, a produção e a dedicação da organização terem sido alguns dos pontos positivos. Segundo ele, participante desde a primeira edição, o evento evoluiu de maneira exponencial.

Wellington Amador, outro participante, afirma que “a cobertura dos jogos foi excelente. As crônicas, motivantes. Na Engenharia, o pessoal faz uma festa danada com as notícias do site. Além disso, faltam, na UFRJ, eventos que integrem os estudantes. Eu apenas conhecia as ‘choppadas’. A prática de esporte é uma boa forma de integração. Esse evento é um ótimo modelo de competição, pois os participantes tiveram um nível disciplinar exemplar”.

A favorita e bicampeã, Concreto Protentido, equipe composta por estudantes de Engenharia Civil, perdeu a chance de conquistar o tricampeonato. Concreto Protentido perdeu por 4 X 0 para a equipe Severinos Para Sempre, de Comunicação Social. Feliz com a vitória, João Reis, eleito o melhor jogador da V Copa Campus, prometeu levar o troféu para o famoso “Laguinho” da ECO.

A equipe de organização do evento trabalhou muito ao longo desses dois meses. Mas, Priscilla Bastos, uma das organizadoras, afirma que apesar do cansaço, já está com saudades. A sexta edição é esperada para o próximo semestre de 2006.

Para saber mais sobre a Copa Campus, acesse http://www.ecomidia.net/copacampus.