Laboratório da UFRJ reduz preço dos exames de DNA

Objetivo dos pesquisadores é agilizar o andamento dos processos de paternidade O Laboratório Sonda, que realiza exames de DNA na UFRJ, reduziu o preço dos exames oferecidos à população. O interesse dos pesquisadores é agilizar o andamento dos processos de paternidade que estão sendo julgados pelo Tribunal de Justiça (TJ). De acordo com pesquisadores da Universidade, dois entre cada dez brasileiro não sabem quem são seus pais. O serviço é oferecido à sociedade desde 1993 e tem capacidade para mais de 60 exames de DNA por mês, embora realize apenas 30 testes mensais, em todo o mundo. Iniciativa do professor Franklin Rumjanek, do Instituto de Bioquímia Médica da UFRJ, o laboratório busca permitir que a população tenha acesso à alta tecnologia e conhecimentos desenvolvidos na Universidade. Pioneira em oferecer exames de DNA acessíveis à população, a UFRJ possui, desde 1995, um convênio com o TJ, que visa facilitar a rápida conclusão dos processos, através de exames mais baratos que os oferecidos pelo mercado. Como não tem fins lucrativos, toda a renda arrecada pelo Laboratório é destinada à pesquisa e manutenção do mesmo. De acordo com os médicos responsáveis, o Sonda está ampliando a sua eficiência a cada ano e foi isso que permitiu a atual queda de preço. O valor cobrado pelo exame para um trio composto por mãe, pai e filho, foi reduzido em 35%, e hoje sai a R$450, metade do preço de mercado. A universidade cumpre, assim, o seu papel de oferecer a tecnologia que desenvolve na pesquisa à população que, a final de contas, financia a universidade com o imposto. O Laboratório Sonda está localizado no primeiro andar do Prédio do Centro de Ciência da Saúde (CCS) da UFRJ, localizado Av. Brigadeiro Trompowisk s/n, na Ilha do Fundão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2260-5579.