Categorias
Memória

Periódicos científicos em discussão no IPUB

xxxxx

agencia2290T.JPGA divulgação da produção científica nacional foi tema do seminário realizado na última quarta-feira, dia 16, no auditório Leme Lopes, do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB). Denominado “O Periódico Científico: produção, qualificação e indexação”, o seminário contou com a participação de profissionais e pesquisadores ligados à produção científica e informativa, internos e externos à UFRJ.

Leila Rodrigues da Silva, superientendente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (PR-2/UFRJ), iniciou o evento diante de um auditório lotado, explicando a relevância dos periódicos eletrônicos para a disseminação do conhecimento. “Nossa discussão é conseqüência do atual crescimento acelerado da comunidade científica, que exige meios eficientes de divulgação da informação. Trataremos principalmente da busca de mecanismos que poderão garantir a qualidade dos periódicos científicos eletrônicos, em constante avanço pela comunidade”, afirmou Leila.

Destacando o reconhecido desempenho da pós-graduação da UFRJ na renovação do ensino superior, o coordenador da área de concentração em Psiquiatria do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB, Ivan Luiz Vasconellos Figueira, citou também o portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, como uma grande iniciativa de dinamização do meio informativo.

Em entrevista ao Olhar Virtual, a coordenadora do SIBI/UFRJ (Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ), Paula Maria Abrantes Cotta de Mello, lembrou que a Universidade possui 43 bibliotecas, com cerca de 500 registros de acervos antigos já digitalizados e disponibilidados para consulta online pela base Minerva: “Nossa principal dificuldade atualmente são as restrições orçamentárias, um problema geral das universidades públicas que nos impede maiores investimentos e melhor qualificação da rede de informações. Mesmo com essas restrições, estamos em pleno processo de aperfeiçoamento”.

O Seminário teve palestras de Fabiana Ramos Montari, bibliotecária do SciELO Brasil (Scientific Eletronic Library Online, Brasil); professora Lúcia Alves Ferreira da Silva, responsável pelo sistema QUALIS/CAPES; e professor Helio Kuramoto, coordenador de Projetos Especiais do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). Questões como metodologias de publicação eletrônica, formas de indexação, critérios de avaliação de periódicos e propostas de livre acesso à informação científica (Open Archives Initiative) foram temas abordados pelos palestrantes.

Ao final do evento, um espectador pediu que fosse marcado um segundo seminário, para discutir exclusivamente a questão do financiamento dos periódicos científicos. Paula Mello, coordenadora do SIBI, afirmou que se esforçará no sentido de marcar um novo encontro, que será divulgado posteriormente, caso sua programação seja confirmada.