Abertas as inscrições para o Desafio Sebrae 2005

fff

Foi dada a largada para o Desafio Sebrae 2005. As inscrições já estão abertas e universitários de todo o Brasil, independente do curso, podem se inscrever através do site www.sebrae.com.br até dia 20 de junho. Em sua sexta edição, o maior jogo de negócios do Brasil desenvolvido pela Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, poderá receber até 50 mil alunos nesta nova versão, que terá no centro da disputa a criação e administração de uma floricultura.
A equipe que quiser participar deverá conter de três a cinco estudantes universitários regularmente matriculados em alguma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. A taxa de inscrição é de R$ 30 e deverá ser paga por meio de boleto bancário emitido no ato da inscrição.
O começo do jogo está marcado para o dia 08 de agosto. No período entre o final das inscrições e o início do Desafio, os estudantes passarão pela fase de aquecimento, onde responderão a um questionário sobre empreendedorismo.
A premiação dos vencedores estaduais do jogo está prevista para o período de 3 a 10 de novembro. Já a semifinal nacional acontece no Rio de Janeiro com a participação de 32 equipes, entre os dias 15 e 20 de novembro. A final nacional está marcada de 8 a 12 de dezembro, em Brasília.

Novas regras
O Desafio 2005 vem cheio de novidades. Mais perto da realidade de uma empresa, pois os jogadores poderão atuar desde a concepção da empresa. Nas versões anteriores, os universitários recebiam empresas já constituídas, ou seja, com o parque industrial montado, produção inicial e número de funcionários estipulado, entre outros elementos.
Agora, os grupos vão contar com um capital virtual para iniciar o empreendimento e investir durante todo o jogo. Terão que decidir desde a distribuição e destinação deste capital, para daí em diante seguir crescendo e consolidando o trabalho diante de situações favoráveis e adversas tanto no cenário macro quanto micro do negócio.
Outra mudança é que a cada decisão que a equipe tomar, será preciso justificar a ação, possibilitando que os integrantes analisem seus passos e reflitam sobre aquilo que estão decidindo. Um dos pontos que também será incentivado nesta edição é a maior interação do participante com a administração dos recursos humanos da empresa.
O capital que a equipe recebe no início do jogo servirá também para contratação, treinamento e investimento em pessoal. Com isso, a idéia é alertar os participantes para a importância de se investir e administrar os recursos humanos da empresa.
Quem não se classificar durante as etapas que vão se sucedendo na disputa, poderá prosseguir, mas sem concorrer ao prêmio. “Assim, os estudantes terão a possibilidade de ampliar os conhecimentos sem sair do jogo e concorrer ainda a uma repescagem final que vai reclassificar duas equipes”, explica Mauricio Guedes, coordenador da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.

O que é o jogo
O game simula o dia-a-dia de uma empresa, exigindo dos estudantes rapidez e eficiência na tomada de decisões gerenciais. O objetivo é estimular o interesse dos futuros profissionais pela abertura de novos negócios. Ganha quem enfrentar melhor os problemas e conseguir os maiores resultados de produtividade. A equipe vencedora ganha laptops e uma viagem internacional de dez dias a um centro de empreendedorismo.
A competição segue o conceito do business game, o mesmo usado no treinamento de executivos. Cada tomada de decisão vale pontos. Quanto mais acertadas forem as decisões, mais chances de ganhar a disputa. Contam pontos decisões sobre mão-de-obra, custos, preços, matéria-prima e marketing.

Histórico
O Desafio Sebrae foi testado pela primeira vez em 2000. Nesse ano, 200 equipes participaram, representando 67 cidades de 20 Estados do País. O jogo foi realizado em etapas classificatória e semifinal, nas quais os participantes, em suas respectivas cidades, competiam via internet, com uma etapa final realizada em Brasília.
A edição de 2001 contou com 3,3 mil equipes inscritas, totalizando 15,3 mil universitários de mais de 550 instituições de ensino superior, representando 280 cidades de todo o País. Em 2002, o Desafio Sebrae alcançou a meta de 10 mil equipes inscritas, o triplo do ano anterior. No ano seguinte, a competição envolveu 54.755 universitários de todo o Brasil, de 2.031 universidades, com 1.734 cidades representadas.
Cerca de 2,7 mil faculdades participaram do Desafio Sebrae no ano passado, com a representação de 56.789 universitários que administraram uma fábrica de bolas de vôlei. O maior número de inscritos veio da Universidade de São Paulo (USP) com 1.342 estudantes, seguida da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 1.111 participantes. O Desafio já contou com a participação de quase 170 mil estudantes do Brasil.