Aula Aberta na Belas Artes

AULA ABERTA DE DESENHO INTEGRATIVO MULTIDISCIPLINAR

agencia1199T.jpgAULA ABERTA DE DESENHO INTEGRATIVO MULTIDISCIPLINAR
Com a participação de professores convidados mesas redondas

Organizadores: Prof. Dr. Enéas de Medeiros Valle ( matrícula 010307-6); Giuseppina Amnh Brandi (DRE 102050434), Leandro de Andrade Miranda ( DRE 102035989), Ricardo do Santos Araújo ( DRE 100150733) e Andrew César Batista Carneiro ( DRE 102000439).

Tema: DESENHO E PLÁSTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Local: sala 702 Prédio da Reitoria
Data: 26 de maio de 2004,quarta-feira.
Horário: das 9:00 às 12:00 hs e das 14:00 às 17:00 hs.

O caráter transdisciplinar do Desenho e da Plástica desvela-se quando se tenta responder à questão genealógica para que se desenha e para que se faz plástica?
Desenha-se para três fins: publicar; emoldurar e usar como uma pintura;e, finalmente, para visualizar coisas a confeccionar, construir ou montar – obras de arte ou de engenharia, arquitetura ou design, cenários ou exposições,roupas ou figurinos, revistas ou cartazes,etc.
Quanto à plástica, ela transforma a matéria para daí produzir objetos tridimensionais e configurar o espaço físico.
Os instrumentos tradicionais do Desenho são o lápis,o bastão e o pincel, enquanto a matéria tradicional da Plástica é o barro.No séc XX, graças aos cubistas e em especial a Pablo Picasso,o Desenho e a Plástica tiveram seu campo ampliado pelo corte gráfico (¹)- método de pesquisar e estruturar a forma que se originou da colagem cubista.
O objetivo do Laboratório Pablo Picasso de Desenho Integrativo Multidisciplinar (LPPDIM) é pesquisar o corte gráfico. Por isso,é um laboratório de edições e eventos, pois é na realização prática de revistas, livros, histórias em quadrinhos, CDs, DVDs, vídeos, exposições,performances e filmes,que a necessidade, a importância e a lógica do corte gráfico revelam-se.A inauguração se deu em 1999,com o lançamento da revista universitária de arte e comunicação EBACOLIPSE,cujo segundo número ficou pronto no ano seguinte,mas até hoje não foi publicado.
O Laboratório Pablo Picasso promove, ao final de cada semestre exposições de trabalhos dos estudantes de Programação Visual e Pintura/ Escultura/ Gravura do último estágio (III)
de desenho básico ( Desenho Integrativo Multidisciplinar). Uma delas vem sendo realizada no Cafauzão,com trabalhos de equipe realizados com lixo sólido,inclusive o entulho encontrado no local. Através do lixo sólido,os estudantes do Laboratório experimentam como corte gráfico e tomam consciência da plástica ambiental ou social (²),baseada nos conceitos de instalação e performance.
A aula aberta será uma preparação para a realização do próximo evento de final de período, que terá o título VIDA ÚTIL. Com essa aula aberta e com o apoio dos professores e estudantes convidados, esperamos consolidar e criar parcerias,para que possamos,em um futuro não muito distante, preencher três graves lacunas na vida do campus: a inexistência de uma mídia universitária, a inexistência de uma galeria de arte contemporânea e a inexistência de um cinema universitário aberto à comunidade e à sociedade. São fatores essenciais à integração das diferentes unidades da UFRJ e para a efetivação da idéia de cidade universitária, que por enquanto só existe no papel.

¹ VALLE, E. pitura e midiologia: o corte gráfico e a visualidade do séc. XX.Tese de doutorado: ECO-UFRJ,2001
² BEUYS, J. Kunst = Kapital. Wangen/ Allgäu: FIU – Verlag, 1992.