UFRJ e Petrobrás: Manual para Viajantes

A Fundação Universitária José Bonifácio – FUJB, fundação vinculada à UFRJ e o Centro de Informação em Saúde para Viajantes – Cives, localizado no NESC/UFRJ, estão elaborando para Petrobrás um Manual para Viajantes. A proposta, encaminhada em setembro de 2002 à Empresa, foi formalizada em maio de 2003.

O Cives, criado em 1997, é o primeiro serviço especializado em Medicina de Viagem da América Latina, e visa disseminar informações sobre riscos e medidas de prevenção de adoecimento em viajantes e evitar a reintrodução de doenças infecciosas no Brasil.
O objetivo desta parceria entre a Petrobrás e o Cives é reduzir os riscos de adoecimento relacionados às viagens a serviço da Empresa. O Manual para Viajantes constará de orientações gerais para os empregados que viajam a serviço da Petrobrás, auxiliando no planejamento da viagem, informando sobre os riscos de adoecimento e instruindo sobre as medidas de prevenção de doenças.
A coordenação do projeto é do professor da UFRJ, Fernando Martins, mestre em infectologia.