Categorias
Memória

Vacinação e Preservativos, Campanha da DVST

Nesta última sexta-feira, dia 13, os funcionários que trabalham no prédio da Reitoria foram surpreendidos com um batuque de um grupo mirim na entrada do prédio. A convite da DVST, Divisão de Saúde do Trabalhador, que vem realizando uma Campanha de Vacinação e Distribuição de Preservativos em toda a comunidade acadêmica; o Projeto Siri na Lata, formado por meninos entre 10 e 14 anos da Ilha do Governador, veio se apresentar ao som de latas e outros materiais reciclados.

agencia1001T.jpgNesta última sexta-feira, dia 13, os funcionários que trabalham no prédio da Reitoria foram surpreendidos com um batuque de um grupo mirim na entrada do prédio. A convite da DVST, Divisão de Saúde do Trabalhador, que vem realizando uma Campanha de Vacinação e Distribuição de Preservativos em toda a comunidade acadêmica; o Projeto Siri na Lata, formado por meninos entre 10 e 14 anos da Ilha do Governador, veio se apresentar ao som de latas e outros materiais reciclados.
“Sempre realizamos esta campanha no período de carnaval, mas dessa vez, queríamos fazer barulho!”, afirma a diretora do DVST, Vânia Glória de Oliveira. Na verdade, trata-se de duas campanhas: a de vacinação que vem acontecendo desde janeiro e já passou pela Prefeitura, Garagem, Gráfica, Pólo Náutico, Almoxarifado, dentre outros. Foram mais de 250 pessoas vacinadas contra a hepatite B, tétano e difteria. A outra faz a distribuição de kits contendo preservativos e material sobre educação sexual.
Em parceria com o NESC (Núcleo de Saúde Coletiva do Hospital Universitário), Prefeitura do Rio de Janeiro e a DVST, a Campanha de Vacinação está direcionada aos servidores da UFRJ e tem duas fases. A primeira está percorrendo algumas unidades, aplicando a primeira dose das vacinas. Já a segunda ocorrerá na DVST, onde serão aplicados o reforço e a segunda dose.
Normalmente, a hepatite B é preconizada pelo ministério só para pessoas até 20 anos, ou então para profissionais da área da saúde, do sexo e homossexuais masculinos; mas como houve um excedente da dose, a Prefeitura liberou para tal campanha. “Já as vacinas tétano e difteria são prioritariamente direcionadas aos profissionais de laboratórios, oficinas e horto, que têm mais risco de contraírem as doenças”, completa a dra. Maira Fontanelli, uma das coordenadoras do projeto.
Depois da Reitoria, a campanha continuará na Praia Vermelha, onde haverá em conjunto o ensaio do bloco “Minerva Assanhada”. Para mais informações, a DVST fica na Ilha do Fundão, entre o Pólo Náutico e a Garagem. Os telefones da Divisão são: 3867-6693/6543 e o e-mail: dvst@sr4.ufrj.br.