Ciclista de Fé

Antes da fé mover montanhas, move principalmente os homens. José Ferreira da Silva é um deles: ciclista de 49 anos, José está dando a volta ao mundo de bicicleta, cumprindo uma promessa feita a seis anos atrás.

José Ferreira da Silva é o nome de um brasileiro de 49 anos que, desde 1995, tem como profissão, conforme ele mesmo define: “ciclista e pregador”. A história desta inusitada combinação começou quando seu pai, trabalhador da construção civil, caiu do quinto andar de um prédio. Após ser atendido, os médicos disseram a José que seu pai nunca mais voltaria a andar. Inconformado, ele resolveu fazer uma promessa digna da realização de um milagre: daria a volta ao mundo em 13 anos, pregando paz e harmonia entre os povos, caso seu pai voltasse a andar. Vontade de Deus ou não, o pai de José voltou a andar e hoje ele dá a volta ao mundo, levando uma mensagem contra as drogas, a violência e a prostituição infantil.
José esteve na última sexta-feira, dia 08 de novembro, no prédio da Reitoria da UFRJ, cumprindo um ritual que realiza quando chega em qualquer cidade. “Sou representante das universidades brasileiras, através do Ministério da Educação, como pregador da paz. Aonde chego procuro conversar e propagar minha palavra. Sempre fui bem recebido, tratado com carinho e com todas as portas abertas”.
Durante os últimos sete anos, José já rodou o Brasil e mais dez países da América Central. Ele segue agora para a Argentina, volta à América Central e depois vai para a Europa. “Faço tudo de bicicleta. Onde não tem estrada tenho que ir de navio, o que eu não gosto nem um pouco, mas tudo é valido por este esforço”.
Quando perguntado sobre como anda a paz no mundo, José responde sorridente: “Nós sempre sonhamos que elegeríamos um presidente que governasse o país em harmonia, pregando paz e igualdade entre as pessoas. Espero que o Lula possa fazer isso. A gente não pode é perder a fé, tem sempre que rezar e acreditar em Deus. É através do amor que a gente oferece a uma pessoa que a gente vence qualquer guerra”.
José irá ficar hospedado no Alojamento dos Estudantes por seis dias, antes de prosseguir em sua viagem. Para aqueles que quiserem saber mais sobre a história de José, podem acessar o site www.univag.com.br/proc_geral.php?tipo=destaque&id=22.