Soluções democráticas

Seis alunos do curso de Arquitetura da UFRJ foram contemplados com um dos principais prêmios conferidos pela Union Internationale des Architectes (UIA), uma importante entidade ligada à UNESCO.

Seis alunos do curso de Arquitetura da UFRJ (Flavio Castellotti, Gabriel Duarte, Juliana Castro, Marcos Figueiredo, Renata Bertol e Rodrigo Louro) foram contemplados com um dos principais prêmios conferidos pela Union Internationale des Architectes (UIA), uma importante entidade ligada a UNESCO. De três em três anos esta entidade promove um congresso com profissionais da área, congresso este que é muito conhecido em seu meio.
Antecedendo cada congresso existe um concurso de arquitetura que envolve uma área escolhida pela organização do evento. Desta vez, dentre os 18 contemplados, os brasileiros levaram um dos sete principais prêmios – no valor de US$1 mil – trazendo orgulho à comunidade da UFRJ.
O projeto tem como base a inclusão social através da criação de “espaços anti-hierárquicos”, conforme descrito em seu projeto, de forma a democratizar a circulação naquele local. A inspiração para este projeto veio da situação dos imigrantes turcos em Berlim, que são muito numerosos. Baseado nos temas dos tapetes turcos, com suas diversas tramas e assimetrias, os alunos criaram uma rede de prédios, ruas e ciclovias que permitem uma circulação de várias formas, de acordo com a vontade do pedestre, por dentro e por fora dos prédios. Resta esperar que a prefeitura de Berlim se sensibilize com a noção de inclusão social e possa implementar o projeto. Vale lembrar que os alunos contemplados já estão em Berlim para a apresentação do trabalho.