Categorias
Institucional

UFRJ é a segunda universidade mais inovadora do Brasil, de acordo com ranking Folha

Apesar dos constantes cortes orçamentários, Universidade tem destaque em rankings e avaliações acadêmicas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a segunda universidade mais inovadora do Brasil e a quarta melhor na classificação geral, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, elaborado anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo. A instituição alcançou 95,95 dentre os 100 pontos possíveis, sendo avaliada em critérios como qualidade do ensino, pesquisa, inovação, mercado de trabalho e internacionalização.

O curso de Serviço Social da UFRJ foi reconhecido como o melhor do país, enquanto os cursos de Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda ficaram em segundo lugar em suas áreas de avaliação. A Universidade foi avaliada em 37 áreas e em todas ficou entre as melhores do país.

O RUF é divulgado anualmente pela Folha há 10 anos e, neste ano, avaliou 203 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. No critério de inovação, foram considerados o número de patentes registradas e dados das agências de fomento à ciência e tecnologia.

Entre as universidades federais, a UFRJ ocupa a segunda colocação geral. A Universidade de São Paulo (USP) lidera a classificação geral, com 98,83 pontos, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 98,13 pontos, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que obteve 96,44 pontos. Além da UFRJ, completa o top 5 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Não houve alteração entre as cinco primeiras em comparação com a edição do ano passado.

Orçamento

Apesar do destaque acadêmico, é importante observar a disparidade orçamentária entre as universidades públicas brasileiras. Em 2024, o orçamento aprovado para a USP foi de R$ 1,19 bilhão, enquanto a UFRJ contou com um orçamento de R$ 391 milhões, ou seja, o orçamento da instituição paulista é o triplo da UFRJ. Os valores não incluem despesas de pessoal.

“O desempenho da UFRJ em rankings e avaliações nacionais e internacionais nos enche de orgulho, especialmente porque reflete a capacidade de toda a comunidade acadêmica em manter a excelência em ensino, pesquisa e extensão, apesar dos desafios que enfrentamos nos últimos anos”, afirma a vice-reitora da UFRJ, Cassia Turci. “Mesmo com os recorrentes cortes de orçamento e as dificuldades em oferecer a infraestrutura que nossa comunidade merece, seguimos comprometidos com a qualidade acadêmica e científica”, completa.

Cursos

A Folha de S. Paulo também avaliou especificamente as 40 carreiras mais procuradas por estudantes do ensino superior. Nessa avaliação, pesaram critérios como avaliação do mercado, qualidade de ensino, mestrado/doutorado, nota dos concluintes, professores com dedicação integral/parcial e avaliação dos docentes. A UFRJ ficou entre as melhores nos 37 cursos em que foi avaliada (Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia foram avaliados pela Folha, mas estes cursos não são oferecidos pela Universidade).

A UFRJ foi indicada a melhor do país na carreira de Serviço Social, ficou em segundo lugar em Ciências Contábeis e Propaganda e Marketing e em terceiro em Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia Química, Fisioterapia, Geografia, Matemática e Psicologia.

Para o diretor da recém-criada Faculdade de Fisioterapia, Fernando Zikan, o resultado da avaliação é o reconhecimento da missão cumprida por uma universidade pública, gratuita e de qualidade inquestionável. “Uma formação reconhecida pelo mercado de trabalho é fruto de um corpo docente muito qualificado e atuante, de parceiros institucionais internos e externos à UFRJ comprometidos e de um corpo de servidores e discentes engajado com a formação de excelência”, conta.

A alta classificação da UFRJ no Ranking Universitário Folha (RUF) reforça seu desempenho consistente em outras avaliações. No início de outubro, a Universidade foi indicada como a 5ª melhor da América Latina e Caribe pelo QS World University Ranking e, nesse mesmo levantamento, foi reconhecida como a melhor universidade federal do Brasil.

Confira a classificação alcançada pelos 37 cursos da UFRJ avaliados no Ranking Universitário Folha (RUF):

1º – Serviço Social;

2º – Ciências Contábeis e Propaganda e Marketing;

3º – Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia Química, Fisioterapia, Geografia, Matemática e Psicologia;

4º – Administração de Empresas, Direito, Economia, Engenharia Elétrica, Física, Nutrição, Pedagogia e Química;

5º – Artes Plásticas e Visuais, Biologia, Biomedicina, Computação, Comunicação, Design, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Farmácia, Letras e Relações Internacionais;

6º – Engenharia de Produção, História e Odontologia;

7º – Medicina;

8º – Educação Física.