
Foto: Divulgação / Museu Nacional
O Museu Nacional (MN) e o Arquivo Nacional inauguram, na quarta-feira (2/10), às 18h, a exposição Os Primeiros Brasileiros. A mostra ficará em cartaz do dia 3/10 até o final de abril de 2020, na sede do Arquivo Nacional. A criação e a curadoria são do antropólogo João Pacheco e o evento tem entrada gratuita.
A exposição reúne peças não incendiadas do acervo do Museu Nacional. Serão exibidos fotografias, músicas e filmes que mostram detalhes sobre política, economia e cultura dos índios em diferentes momentos da história do Brasil. A mostra já passou por várias capitais, inclusive no exterior, e foi visitada por mais de 250 mil pessoas.
A exposição foi concebida a partir do trabalho de João Pacheco, em parceria com pesquisadores do Museu Nacional e da Fundação Joaquim Nabuco. Com 40 painéis, 70 peças etnográficas e um vídeo documentário, Os Primeiros Brasileiros retrata, de forma sintética, registros de memórias sobre a cultura indígena.
Quadros famosos como A Primeira Missa no Brasil e O Último Tamoio estão entre as peças apresentadas. As obras mostram a visão da sociedade sobre os indígenas e destacam como o olhar romantizado deixa de lado a verdadeira história dessas pessoas. Retratam, ainda, os indígenas como agentes e protagonistas de sua história, com apresentação de cenas de seu cotidiano passado.
Serviço
Os Primeiros Brasileiros
Data: 03/10 até final de abril de 2020
Local: sede do Arquivo Nacional – Praça da República, 173, Centro
Horário: segunda a sexta, das 9h às 18h
Entrada: gratuita
Informações: (21)2179-1349