Filho de Leopoldo de Meis e Maria Regina Mousinho, Ernesto graduou-se pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1992, fez residência em Hematologia pela UFRJ, mestrado (2004–2006) e doutorado (2007–2009) em Medicina também pela Uerj. Possuía, ainda, um MBA em gestão em saúde pela Fundação Getúlio Vargas.
Médico hematologista do Instituto Nacional de Câncer, foi criador e coordenador da comissão de hemostasia e trombose do Inca e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, em Macaé. Sua linha de pesquisa incluía a avaliação da incidência e o papel da trombose em pacientes com câncer, além da investigação sobre a presença do anticorpo anti p53 em pacientes com neoplasias. Desde 2005, era revisor do periódico Thrombosis Research.
Com experiência na área de Medicina e ênfase em Hematologia, foi um dos conferencistas convidados do VIII Simpósio de Oncobiologia, que aconteceu na UFRJ, em 2014 (ler reportagem em http://bit.ly/1GZcmQY ).
Durante sua vida, Ernesto de Meis recebeu em duas diferentes ocasiões o prêmio Algo Mais para Desempenho, do Inca.
Com informações do Portal do Programa de Oncobiologia [http://www.oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/noticias_plantoes_detalhes.asp?ID=716 ].