Categorias
Memória

CNPq celebra 60 anos de existência

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) completou 60 anos de existência no dia 17 de abril. A solenidade de comemoração acontece no próximo dia 27, quarta-feira, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, com a presença de diversas autoridades. Na ocasião, ocorrerá o lançamento da “XXV edição do Prêmio Jovem Cientista” com o tema “Cidades Sustentáveis”, por meio da assinatura do acordo de cooperação entre o CNPq, a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a General Electric do Brasil (GE), a mais nova parceira do Prêmio. Outra novidade é o lançamento da 1ª edição do “Prêmio de Fotografia Ciência e Arte”.

A solenidade também homenageará pesquisadores, instituições e funcionários por serviços e contribuições prestados à agência e ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Apesar de a lei que criou o CNPq ter sido sancionada no dia 15 de janeiro de 1951, a primeira reunião só ocorreu no dia 17, por isso, essa é a data de comemoração da criação da agência. Nestes 60 anos, o CNPq tem alcançado expressivos avanços. Em 2011, apoiará com bolsas mais de 14 mil pesquisadores de Produtividade em Pesquisa; aproximadamente 20 mil bolsistas de mestrado e doutorado e 7 mil bolsistas apoiados nas diferentes modalidades de fomento tecnológico, a maioria em atividades de pesquisa e desenvolvimento diretamente nas empresas; cerca de 46 mil estudantes de graduação e do ensino médio, envolvidos em projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, além de financiar milhares de projetos de pesquisa.

O evento do próximo dia 27 será no Teatro Nacional Cláudio Santoro, no Setor Cultural Norte, Via N2, Anexo do Teatro Nacional.
Brasília, Distrito Federal.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail ou comunicacao@cnpq.br   ou pelo telefone (61) 3211-9414