Professores da UFRJ participam de colóquio sobre Deleuze na USP

A trajetória filosófica de Gilles Deleuze é permeada por interpretações de diversos filósofos modernos como Spinoza, Leibniz, Hume e Kant. Para analisar a obra do pensador, o Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP) promove, nos dias 24, 25 e 26 de agosto o colóquio “Deleuze: leitor dos modernos”. O colóquio propõe uma interlocução que, partindo dessas interpretações, permita apreender os desdobramentos da filosofia deleuziana em importantes obras da filosofia contemporânea.

Roberto Machado, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ, ministra, nesta terça (24/08), a palestra “Deleuze e a alegria na ética de Spinoza”, ao lado de Marilena Chauí, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Na quarta (25/08), o professor Constantino Lucena Barreto, do Programa de Pós-Gradução em Filosofia (PPGF) da UFRJ, fala sobre o conceito de “gênese” entre Deleuze e Kant. No mesmo dia, Tatiana Roque, professora do Instituto de Matemática (IM) da UFRJ, participa da mesa temática em que discorre sobre “O estatuto da relação diferencial em Leibniz e Deleuze”. O professor Paulo Domenech Oneto, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, também compõe a mesa, e fala sobre “O expressionismo filosófico de Deleuze: Spinoza e/ou Leibniz”.

O colóquio acontece nas salas 10 e 14 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais, na USP. O endereço é Avenida Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventosdf@usp.br ou na data e local do evento. A programação completa pode ser conferida na página do colóquio. A entrada é franca.