III Ciclo de Cinema e Inf�ncia exibe filme sueco

O Auditório Maria Lenk, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ), exibiu mais uma sessão do III Ciclo de Cinema e Infância na última quinta-feira (13/05). O evento, organizado pelo grupo Esquina – cidade, lazer e animação cultural (ligado à EEFD), apresenta um filme por semana e, a partir da obra, aborda a temática “Infância e famílias – as novas conformações familiares” com a presença de professores e psicanalistas todas as quintas-feiras de maio.

Dessa vez, o filme escolhido foi Minha vida de cachorro (1985), do diretor sueco Lasse Hallström. A obra conta a história de um menino chamado Ingemar que, depois do agravamento da doença de sua mãe, vai morar com o tio em uma vila no interior da Suécia. A partir daí, ele encontra uma série de dificuldades e vive a descoberta da morte e da sexualidade.

Para debater sobre a história de Ingemar, a psicanalista convidada foi a professora Numa Ciro que, além de ter formação em Psicanálise, é doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ. Ela analisou alguns personagens do filme, como a mãe de Ingemar, que apresentava um quadro de histeria, mas mesmo com a doença, agiu de forma correta, segundo a doutora, superproteção materna atrapalha o desenvolvimento da criança. “Tira o desejo e a criatividade”, afirma.

Sobre o desejo, Numa diz que “o ser humano nunca está pronto, isso é o que o faz desejar”. A psicanalista relacionou partes do filme ao conceito de pulsão, de Sigmund Freud, lembrando que a descoberta da sexualidade ocorre na infância e, a partir dela, institui-se a diferença. “É nesse momento que a criança descobre que é diferente da outra”, enfatiza.

Próximas sessões

O III Ciclo de Cinema e Infância continua na próxima quinta-feira, 20 de maio, com a exibição do filme A Culpa é do Fidel (2006), de Julie Gavras, e a presença da professora doutora Rosália Duarte (PUC Rio).

No dia 27 de maio, é a vez de Um herói do nosso tempo, de Radu Mihaileanu, e o debatedor será o professor doutor Luiz Felipe Faria (IBMR).

Todas as sessões estão abertas ao público e começam às 14h, no Auditório Maria Lenk (EEFD). O endereço é Rua Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária.