Depois de diversos debates com professores, funcionários e alunos, começaram nesta terça, dia 10, as eleições para novo diretor-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Os candidatos à eleição, Alexandre Pinto Cardoso, atual diretor, e José Marcus Raso Eulálio, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, estavam presentes e acompanhando todo o movimento da votação.
Segundo Cardoso, o pleito está sendo muito concorrido, com ampla participação dos professores. “A expectativa é a melhor possível”, comentou. O atual diretor, que pretende dar continuação ao trabalho dos últimos quatro anos, afirma que o hospital ainda precisa de muitas melhorias e uma das mais importantes é a implementação da estrutura já instalada; além da construção de novas instalações e da luta por recursos para trabalhos acadêmicos e de pesquisa. “Espero sair vitorioso. Enfrentamos muitas dificuldades no decorrer destes quatro anos e este período de eleitoral é muito bom, pois sempre consegue agitar a instituição. Ele permite a discussão de muitos aspectos, a incorporação de novos assuntos e rumos, tornando-se uma época muito saudável e interessante”, relatou Alexandre Pinto Cardoso.
Já José Marcus Eulálio espera a grande participação dos professores, funcionários e também dos alunos. Para o candidato, apesar das dificuldades, o hospital vive um momento ímpar, pois com a aproximação das eleições houve uma enorme mobilização dentro da instituição para rever questões como o dia a dia dentro do hospital, o relacionamento humano e da administração.
Além disso, há a necessidade de se ouvir os pacientes e também de divulgar e dar mais importância à participação dos alunos no período eleitoral e durante as votações, pois eles são o futuro e um dos principais fundamentos do HUCFF. “Eu tenho certeza que daqui para frente o Hospital Universitário viverá um momento de mudança, independente de quem seja o vencedor, pois as pessoas estão solicitando que os problemas sejam resolvidos, e a campanha em si já foi bem positiva”, afirmou José Marcus Eulálio.
A votação acontece no Hall dos elevadores, no subsolo do HUCFF, até esta quinta, dia 12. Os votos pesam porcentagens diferentes. Para professores docentes, o peso é de 70%, enquanto para funcionários e alunos é de 15%. Participam não só pessoas da Faculdade de Medicina, mas também do Instituto de Nutrição, de Enfermagem e da Escola de Serviço Social.
Vale lembrar que, devido ao regime de plantões, o horário de votação para funcionários (das 7h às 19h) não é o mesmo que para alunos e professores (das 7h às 17h). A apuração dos votos ocorrerá no Auditório Alice Rosa, no 12° andar do HUCFF, às 8h, da próxima sexta, dia 13, e será aberta ao público. Logo depois, a decisão terá que ser homologada pelo Conselho de Administração do HUCFF.
Leia na edição 275 do Olhar Virtual todas as informações sobre as eleições nas demais unidades da UFRJ.