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Palestra aborda vantagens do podcast

Segundo especialistas, nova tecnologia ainda é pouco interativa.

Dentro da nova lógica da internet, que permite mais liberdade para o usuário, surgem as rádios podcast. A palestra “Criatividade em podcast”, realizada nesta quinta, dia 25, no Sala Moniz de Aragão, e organizada pela disciplina Criação de mídias sonoras, da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), teve o objetivo de explicar como funciona essa nova configuração radiofônica.

Os palestrantes convidados, Kika Serra e MC Suingue apresentaram a sua criação, o programa de rádio online “Caipirinha Apreciation Society (CAS)”, para demonstrar a organização dessa espécie de rádio virtual. Basicamente, os podcasts são arquivos de mídia digital publicados na internet e que podem ter formato de áudio, vídeo ou foto. “O podcast está para a rádio assim como o youtube (portal de vídeos) está para a TV. É a circulação liberada de conteúdos, sem uma programação definida. O CAS tem a estrutura de uma página de blog, mas com a divulgação de programas, reunindo músicas, entrevistas, som ambiente e a participação dos locutores. Ainda assim, essa nova lógica permite que você ouça os arquivos de áudio divulgados em cada programa, mas na hora que quiser”, afirmou Kika.
 
Inicialmente, o podcast foi criado para os aparelhos de reprodução digital móveis (mp3 players), com o objetivo de transferir a programação de rádio para esses dispositivos. Com o passar do tempo, os “ouvintes” começam a recorrer aos programas disponíveis nesse sistema em qualquer local. Assim, os programas em podcast ficam famosos.

Obstáculos

A ausência de uma programação definida dificulta a fidelidade de ouvintes. A solução encontrada foi a implantação do sistema RSS, uma espécie de rastreamento de atualizações. Ao visitar uma página, o usuário pode assinar o código RSS, que notifica o “ouvinte” sempre que houver uma atualização.
 
Comparando com a rádio tradicional, o grande prejuízo da rádio podcast está na impossibilidade da interatividade ao vivo. Toda a comunicação se dá após a divulgação do programa. Há, ainda, a questão da inviabilidade financeira uma vez que a maioria dos programas podcast não conta com financiamentos.

O ponto positivo é que podemos estruturar o nosso programa como queremos e experimentar vários formatos e linguagens, o que é impossível numa rádio tradicional. A nossa vitória está relacionada justamente a esse caráter livre e multifacetado do nosso programa. Estamos no ar há cerca de quatro anos. Essa longevidade é muito rara e isso só foi possível porque as pessoas agora estão buscando coisas diferentes.