Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. O tema da campanha deste ano contra o tabaco é “Advertências nos maços de cigarros”. Em torno da questão, um conjunto de atividades será promovido pelo Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT), junto com outros órgãos da UFRJ, a Prefeitura de Maricá e a Escola Municipal Tenente Antônio João.
O evento tem como objetivo a conscientização sobre a promoção dos ambientes livres de tabaco, a prevenção à iniciação e a orientação sobre cessação do tabagismo.
Programação
A Exposição sobre Tabagismo Passivo acontece, de 25 a 19 de maio, no pátio principal da Escola Municipal Tenente Antônio João. O evento conta com uma mostra de trabalhos dos alunos: desenhos, redações, poesias, adaptação de canções e maquetes.
No dia 27 de maio ocorre a “Conscientização sobre os riscos de fumar”, das 7h30 às 10h, também no pátio principal da Escola Municipal Tenente Antônio João. Entre as atividades estão a avaliação do grau de dependência à nicotina e a entrega de panfleto sobre prevenção e tratamento do tabagismo.
A apresentação do documentário Tobacco Conspiracy: os bastidores da indústria da morte, seguida de debate, ocorre no dia 25 de maio, às 10h30, no Centro de Tecnologia da UFRJ, auditório G-122, e também no prédio da Reitoria, às 10h, dia 27 de maio. O filme ainda será exibido na Casa Digital de Maricá, no dia 30 de maio, seguido de outras atividades.
No dia 25 de maio, às 8h, na entrada do Ambulatório no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ, acontecem algumas atividades como teste do grau de dependência e distribuição de material sobre fumo passivo doado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).
O simpósio “Como abordar e diagnosticar tabagistas com transtornos mentais – da evidência à prática clínica” será no dia 29 de maio, das 8h30 às 19h, no auditório do CREMERJ. O endereço é Praia de Botafogo, 228. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.abead.com.br/eventos/simposio_nacional_tabagismo/.