Categorias
Memória

Novas tecnologias para transmissão de energia elétrica

“Recursos Hidroelétricos da Amazônia: alternativas não convencionais para os troncos de transmissão” é o tema do seminário realizado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) no dia 21 de julho. O evento reúne palestras com o objetivo de divulgar duas novas tecnologias para transmissão de energia elétrica à longa distância com custos menores e benefícios para o meio ambiente. A abertura é feita por Edson Watanabe, diretor Acadêmico da Coppe, às 8h30 no auditório André Rebouças, Bloco D do Centro de Tecnologia, sala 220, localizada na avenida Athos da Silveira Ramos 149, ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O evento conta com a presença de Jerson Kelman, presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para proferir a primeira palestra “Características do Potencial Hidroenergético da Amazônia”, às 9h. Os professores Alquindar Pedroso e Carlos Portela apresentam, respectivamente, as seguintes tecnologias: “Sistemas de Transmissão segmentados: Aplicação na Transmissão de Energia na Amazônia” e “Sistemas de Transmissão de Energia de Pouco mais de Meio Comprimento de Onda”.

Atualmente, a distância das Hidroelétricas no Brasil dos principais centros consumidores gera custos altos e impactos ambientais, além de ser a principal fonte de energia utilizada pelo país, segundo dados da Coppe, o que garante a importância das novas tecnologias.