Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ promove a quarta etapa do Curso de Extensão “Direitos Humanos em Tela”, que acontece no dia 24 de outubro, às 18h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ.
A sessão exibe o documentário “Memória para o uso diário”, de Beth Formaggini, sobre a história de integrantes do grupo “Tortura Nunca Mais”, que perderam cônjuges, filhos e parentes, tanto no período ditatorial brasileiro quanto em ações violentas de policiais nas favelas, já nos dias atuais. O filme oscila entre a lembrança desses traumas e o esquecimento, resgatando fatos recentes e contestando a história oficial, na construção de uma memória política.
Após a exibição, acontece um debate, contando com a presença de Álvaro Caldas, professor da faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e escritor, e Vitória Pamplona, psicóloga e diretora do Grupo Tortura Nunca Mais no Rio de Janeiro (GTNM/RJ).
O objetivo do programa é levar o público-alvo, constituído por estudantes da UFRJ, de outras universidades e do ensino médio, pesquisadores em geral e participantes de projetos voltados para o campo dos direitos humanos, à reflexão crítica sobre a luta pelos direitos humanos não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina.
O Auditório do CFCH fica no campus UFRJ da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250. A entrada é franca.