Categorias
Memória

Encontro no IPUB discute saúde mental e drogas

 Entre os dias 30 de novembro e dois de dezembro aconteceu no Auditório Lopes Mendes, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) o Primeiro Seminário do Programa de Estudo e Assistência ao Uso de Indevido de Drogas (Projad). O encontro, comemoração dos dez anos do Programa, discutiu o seguinte tema: ”A clínica e suas interseções no campo de álcool e outras drogas”.

Durante a abertura estavam presentes Maria Tavares Cavalcante, diretora clínica do IPUB, Ana Cristina Figueiredo, diretora de Ensino do IPUB e Marcelo Santos Cruz, coordenador do Projad.

Nicia Navarro, representante do diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, afirmou que o Projad significa a realização de um sonho.O programa segue as diretrizes da reforma psiquiátrica, um processo de mudança no tratamento de pessoas com problemas psicológicos e psiquiátricos que privilegia as relações sociais e coloca a internação como último recurso. O Projad desenvolve e integra atividades de pesquisa, ensino assitência e assessoria à pessoas que fazem uso abusivo de drogas.

Pedro Gabriel Godinho Delgado, coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, abriu o encontro falando sobre políticas públicas. Delgado disse que hoje o debate sobre saúde mental, álcool e drogas é importante para a formação de consciência na população.

Ele comentou também sobre a importância da atuação do governo que busca tratar as drogas como um problema de saúde, e não mais como relacionado apenas à segurança pública. Hoje, a sua expectativa é sobre as possíveis mudanças no segundo mandato do governo Lula.