Categorias
Cultura

Superintendência de Ações Afirmativas lança DiverCine, um cineclube dedicado a celebrar a diversidade

Sala será inaugurada amanhã com a exibição, às 9h, do documentário Trem do Soul

A Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (Sgaada) lança amanhã, 8/11, o DiverCine, um cineclube dedicado à exibição de filmes que celebram a diversidade em suas diferentes formas. O DiverCine oferecerá uma programação variada, com filmes nacionais e internacionais que abordam questões que atravessam os cotidianos das pessoas, dentro ou fora da universidade.

Além da exibição de filmes, o cineclube também realizará debates, oficinas e outras atividades que visam fomentar a discussão sobre temas relacionados à diversidade e à inclusão.”O DiverCine é um espaço para todos, onde podemos celebrar a diversidade e construir uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Denise Góes, superintendente-geral da Sgaada. “Acreditamos que o cinema tem o poder de transformar as formas de ver o mundo e promover a empatia.”

No mês da Consciência Negra, o cineclube apresentará uma programação especial para celebrar a história e a cultura negra. Na sexta-feira, 8/11, às 9h, será exibido o documentário Trem do Soul, seguido de um debate com o diretor Clementino Júnior.

O filme nos transporta para a década de 1970, traçando uma cartografia memorial e afetiva de um movimento jovem, preto e periférico que marcou a região metropolitana do Rio de Janeiro. Através de depoimentos e imagens de arquivo, o documentário retrata um período de intensa luta por direitos e reconhecimento da cultura negra.

Após a exibição, o cineasta Clementino Júnior estará presente para um debate sobre o filme e a importância de resgatar e valorizar a história da luta negra no Brasil.

Sobre Clementino Júnior

Cineasta, educador audiovisual e ambiental, doutor em Educação, curandeiro audiovisual, pesquisador do GEASur, professor da PUC-RIO e fundador do CAN (Cineclube Atlântico Negro) e do CineGEASur, cineclubes com programação de cinema da diáspora africana e lutas socioambientais.

Com uma trajetória dedicada ao cinema e à educação, Clementino Júnior é referência na produção de documentários que abordam temas relacionados à cultura negra e aos direitos humanos. Além de diretor, ele também é professor, curador e ativista cultural.

Serviço

  • Filme: Trem do Soul e debate com o diretor Clementino Júnior 
  • Data: sexta-feira, 8/11, às 9h
  • Local: Auditório Maria Thereza Loureiro Lima, no prédio da Faculdade de Farmácia (CCS): Av. Carlos Chagas Filho 373 – Cidade Universitária (ao lado do Banco do Brasil)
  • Entrada: gratuita