Ampliando as fronteiras do saber

UFRJ firma parceria com organização russa com forte atuação na área de inovação

A Universidade Federal do Rio de Janeiro firmou hoje (18/4), no Parque Tecnológico, uma parceria com a  Skolkovo Foundation, organização russa com forte atuação na área de inovação. O Superintendente Geral de Relações Internacionais da UFRJ, professor Papa Matar Ndiaye; a Superintendente Geral de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação – PR1, professora Georgia Correa Atella; e o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa – PR2, professor João Torres de Mello, representaram o reitor Roberto Medronho na assinatura do Memorandum of Understanding (MOU).

Estabelecer conexões internacionais é fundamental para impulsionar a inovação, sendo ainda mais estratégica a ponte com um país membro do BRICS. “A parceria da UFRJ com a Skolkovo Foundation tem o potencial de incrementar o desenvolvimento de tecnologias e outras soluções inovadoras em diversas áreas, intercambiar conhecimentos e startups, de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico dos países e estreitar laços importantes”, acredita o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo.

Com esse protocolo de intenções, a UFRJ vai desenvolver iniciativas que permitam o intercâmbio de conhecimentos e soluções com o ecossistema de inovação russo, seja por meio do suporte a startups russas no mercado brasileiro e vice-versa, da realização de eventos afins, da participação conjunta em fóruns, do desenvolvimento de projetos educacionais, entre outras iniciativas.

A delegação russa teve a oportunidade de entender mais sobre a atuação do Parque Tecnológico da UFRJ e de conhecer nossos ambientes de inovação, como a Inovateca e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE). Estamos muito entusiasmados em estabelecer colaboração com o Parque Tecnológico da UFRJ e prontos para iniciar a troca de conhecimento e expertise em tecnologias inovadoras e comercialização de projetos de P&D”, ressaltou o vice-presidente para desenvolvimento internacional e regional da Skolkovo Foundation, Yuri Saprykin que estava acompanhado da gerente de Projetos Internacionais da Skolkovo Foundation, Alena Frizen e do conselheiro econômico da representação comercial da Rússia no Brasil, Egor Semin.