Categorias
Pelo Campus

Vagas para monitores em acessibilidade e inclusão 

Estudantes receberão 700 reais para auxiliar nas aulas e atividades acadêmicas de pessoas com deficiência

A Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (Sgaada), por meio da Diretoria de Acessibilidade (Dirac), está com inscrições abertas para a seleção de Estudantes Monitores em Acessibilidade e Inclusão (Emai). Eles serão responsáveis por auxiliar nas aulas e atividades acadêmicas dos alunos com deficiência. O edital garante bolsas de 700 reais para uma carga horária de 20 horas semanais. Os interessados devem se inscrever até 20/3.

Os monitores deverão dar apoio à locomoção e ao acesso dos estudantes com deficiência ao campus e facilitar a participação em atividades. É preciso transcrever as aulas, mediar relações entre os alunos que são apoiados com o professor e a turma, além de solicitar previamente os materiais da disciplina para serem traduzidos a um formato acessível, como braille, gravação de voz e uso de fonte ampliada. 

O conjunto de ações cria “condições para que as atividades dos alunos com deficiência ou condições específicas sejam realizadas”, afirma Rita Gomes, diretora da Dirac. Ela prevê que a monitoria trará um diferencial na formação profissional dos que participam. “Eles se tornarão seres humanos mais sensíveis para a criação de uma sociedade acessível, inclusiva, diversa e que defenda os direitos das pessoas com deficiência e a cidadania.” 

Para fazer parte da equipe de monitores, é preciso estar cursando o terceiro período da graduação ou estar matriculado em um curso da pós-graduação da Universidade, além de ter coeficiente de rendimento (CR) igual ou maior do que cinco, não ter sofrido nenhum tipo de sanção disciplinar e não receber outro tipo de auxílio da Dirac. Os cursos relacionados à acessibilidade e inclusão, a experiência e o grau do CR determinarão os selecionados.

Os editais e os formulários estão disponíveis no site da Dirac.

*Sob supervisão do jornalista Sidney Rodrigues Coutinho