Gilberto Gil é doutor honoris causa

Consuni aprova por aclamação a indicação da Escola de Música para o título de um expoente da música popular brasileira e ativista dos direitos humanitários

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni/UFRJ) concedeu, na reunião ordinária desta quinta-feira (8/2), o título de doutor honoris causa ao ex-ministro Gilberto Passos Gil Moreira, mais popularmente conhecido como o cantor e compositor Gilberto Gil. A indicação foi realizada pela Congregação da Escola de Música e pelo Conselho de Coordenação do Centro de Letras e Artes (CLA) e aprovada por aclamação pelos integrantes do Consuni. O reitor informou que a entrega da outorga deverá ocorrer em abril.

No discurso proferido em apoio à concessão do título, o professor Clynton Lourenço Correa destacou a origem musical e a importância do cantor e compositor para a sociedade brasileira não apenas como artista, mas também como um ativo defensor de diversas causas humanitárias. “Sua mensagem é de união, de respeito e de transformação social. Sua obra é e continuará sendo um importante instrumento de reflexão e ação, inspirando gerações a buscar um mundo mais justo e igualitário”, evidenciou Correa.

Nascido em Salvador, no dia 26 de junho de 1942, Gilberto Gil foi ministro da Cultura, entre os anos de 2003 e 2008, e é membro da Academia Brasileira de Letras, desde 2021. Ao cantor, político, produtor musical, escritor, compositor e multi-instrumentista brasileiro a UFRJ rende a merecida homenagem.