Categorias
Pelo Campus Saúde

Instituto do Coração da UFRJ comemora 20 anos

Órgão atua nas áreas de ensino, pesquisa, atividade assistencial e extensão

 O Instituto do Coração Edson Saad (Ices) foi criado em  27/11/2003. O órgão teve como suas origens históricas as disciplinas de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca dos Departamentos de Clínica Médica e Cirurgia Geral, respectivamente, da Faculdade de Medicina e os serviços de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. 

Em comemoração à data, o evento Inovação em Tecnologia em Cardiologia foi organizado pelo Ices e aconteceu no dia 30/11. O Auditório Rodolpho Paulo Rocco (conhecido como Quinhentão) recebeu palestras na área, além de uma homenagem a profissionais de destaque do Instituto.

Estiveram presentes na mesa de abertura Luiz Eurico, decano do Centro de Ciências e Saúde da UFRJ (CCS/UFRJ); Marcos Alpoim, diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ); Juliano Carvalho, vice-diretor do Ices; e Mauro Paes Leme, diretor do Ices. 

Luiz Eurico destacou, em sua fala, que a Faculdade de Medicina forma não apenas profissionais, mas, acima de tudo, cidadãos: “A gente tem que ter em mente que nós estamos formando cidadãos e que isso é fundamental. Nós precisamos trabalhar para que a gente possa mudar um pouco o nosso país, diminuir a desigualdade; trabalhar para uma integração maior entre as instituições de forma que nós consigamos vencer os enormes desafios que ainda temos no Brasil”.

Para Juliano Carvalho, a parceria entre o Ices e o HUCFF é muito importante. “Eu acho que, nesses últimos cinco anos, essa parceria foi fundamental para o crescimento da cardiologia e da cirurgia cardíaca e para a melhoria da assistência que a gente presta aos nossos pacientes no Hospital.”

Já Marco Alpoim salientou que as atividades de ensino, extensão e pesquisa só podem ser realizadas dentro de um hospital se ele promover assistência de qualidade. “Precisamos ter como fazer uma cirurgia cardíaca ou um transplante, ter uma enfermaria bem equipada. Nós tratamos igual uma clínica privada faz, talvez um pouquinho melhor porque nós temos os melhores profissionais dentro do nosso hospital.”

O evento prestou homenagens a Antonio Paes de Carvalho e Nelson Albuquerque de Souza e Silva. Antonio Paes de Carvalho foi professor emérito da Universidade e formado em Medicina pela UFRJ em 1959. Doutor em Medicina também pela UFRJ, Antonio, que faleceu em 2021, foi professor da Universidade do Estado de Nova York e também de Harvard-MIT no Health Sciences and Technology Program e ministrou a disciplina de Eletrofisiologia Cardíaca. Nelson Albuquerque de Souza e Silva é professor emérito da UFRJ desde abril de 2014. Atualmente é coordenador do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Cardiologia) da UFRJ. 

Silva foi convidado para realizar a homenagem a Paes de Carvalho (in memoriam). Em seu discurso, o professor afirmou que as atividades de ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis e que, para que esse tripé continue a ter a excelência que possui, a autonomia universitária é fundamental. “A autonomia do Instituto do Coração foi capaz de desenvolver pesquisas independentes, não são só as pesquisas básicas, mas a pesquisa clínica também. Outra área de pesquisa que o Instituto desenvolveu graças às ideias dos professores foi a que mostrou que a injustiça social mata precocemente. Ela é a maior causa de morte cardiovascular e de outras mortes.” Dessa forma, Silva afirmou que o Instituto, assim como os hospitais universitários, tem que ser gerenciado pela própria instituição. Isabela Paes de Carvalho e Mônica Paes de Carvalho, filhas de Antonio Paes de Carvalho, receberam a homenagem. “A Universidade foi a nossa vida. Eu e minha irmã nascemos e crescemos dentro dos corredores da Ciência da Saúde e da Biofísica. A gente participou muito de tudo isso, e essa homenagem toca muito a todos nós. Eu tenho certeza de que a energia do meu pai está aqui nesta universidade e que ele continua lutando junto com todos vocês. Muito obrigada!”, declarou Mônica. 

Isabela Paes de Carvalho e Mônica Paes de Carvalho, filhas de Antonio Paes de Carvalho, se emocionaram na homenagem ao pai | Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

Mauro Paes Leme foi convidado para realizar a homenagem a Nelson Albuquerque de Souza e Silva. Em seu discurso, o professor realçou a dedicação que Silva teve e tem com a Universidade e com o Instituto do Coração. “A gente precisa de pessoas que sirvam como norte na vida, que sirvam de exemplo aos mais jovens. Uma das grandes preocupações que eu tenho nesta universidade é que a gente mantenha a memória viva, já que a gente não pode construir nada e nenhum futuro se a gente não tiver ideia do que foi o nosso passado. O professor Nelson Silva tem sido assim.”

Nelson Albuquerque de Souza e Silva agradeceu a trajetória que tem na Universidade | Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

O Ices

 O Instituto do Coração Edson Saad é uma expansão de uma unidade acadêmica de saúde que atua segundo uma postura estratégica e com base na teoria de Sistemas Complexos Dinâmicos Adaptativos − um conceito inovador na Administração Pública −introduzida pelo professor Nelson Souza e Silva. Ela representa a maneira como a instituição se posiciona para alcançar seus propósitos dentro da sua missão, respeitando a situação interna e externa estabelecida no diagnóstico estratégico e entendendo a instituição como parte de um sistema complexo, isto é, que funciona em rede e está em constante transformação resultante das interações entre suas partes componentes. Internamente, como componente do Complexo Hospitalar e da saúde da UFRJ, o Ices é uma das unidades autônomas desse Complexo, portanto deve atuar como um dos componentes do Complexo, ou seja, como parte do todo. Também atua como parte da UFRJ e no ambiente macro, como parte dos Sistemas de Saúde, de Educação e de Ciência e Tecnologia do Brasil. 

Além disso, oferece o Programa de Pós-Graduação em Medicina-Cardiologia. Em 2022, o programa produziu 168 artigos em periódicos publicados, duas patentes intituladas “Prancha de resgate imobilizadora da região pélvica e de membros inferiores com dispositivo de tração” e “Dispositivo Cateter Hemostático”.