Tecnologias

UFRJ presente na Rio Innovation Week

Com representantes de tecnologia e inovação, Universidade fez parte do evento com três estandes

Entre os dias 3 e 6/10, a Universidade Federal do Rio de Janeiro marcou presença na Rio Innovation Week (RIW), maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, com três estandes e diversas participações de representantes da instituição em mesas, palestras e pitchings

Pela primeira vez, o evento recebeu um estande exclusivo da Universidade. Localizado no Espaço Estação Ciência, o local fez parte de um acordo assinado neste ano entre a UFRJ e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SMCT). A produção foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) e teve como objetivo estabelecer uma programação coletiva e multidisciplinar.

Quem passou por lá pôde conhecer os livros da Editora UFRJ, pegar uma mudinha de planta do Horto da instituição, bem como visitar a exposição virtual Metaversidade, da Escola de Comunicação (ECO). Para Priscila Magalhães, coordenadora de integração e articulação da extensão, esse foi um espaço importante para apresentar a inovação promovida pela UFRJ em várias áreas, como saúde, artes e comunicação. “Foi um desafio, mas ficamos muito honrados em poder capitanear o estande da UFRJ. Esperamos que se repita”, torce a produtora cultural.

Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Também estiveram representados por espaços físicos o Parque Tecnológico da UFRJ e o Museu Nacional (MN). O primeiro levou para o evento tecnologias e inovações como bicicletas movidas a hidrogênio, foguetes premiados, carros de competição, batalha de robôs e um barco movido a energia solar. Enquanto isso, o museu bicentenário apresentou processos de sua reconstrução e uma experiência virtual para que os visitantes pudessem conhecer algumas obras que fazem parte da coleção.

A vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci, visitou os estandes e projetou, para 2024, uma participação que aconteça em um único estande, como forma de integração institucional. “Conseguimos mostrar um pouco da diversidade da UFRJ em todas as áreas do conhecimento. Espero que ano que vem tenhamos um estande único, porque precisamos estar unidos para fortalecer a educação deste país.”

A vice-reitora Cássia Turci na Rio Inovattion Week. | Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Além dos espaços físicos, a UFRJ também esteve presente a partir da representação de personalidades da instituição, como foi o caso de Madalena Grimaldi, vice-diretora da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ, em um debate sobre inovação na cultura; e da pró-reitora de Extensão, Ivana Bentes, em uma mesa sobre ciência e cultura de massa. Também houve no evento o lançamento do livro Concepções da Natureza, resultado dos trabalhos da Superintendência de Divulgação Científica (Superciência). A obra foi organizada por Christine Ruta, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), e Mariana Contins, pesquisadora da Superciência.