Pelo Campus

Projeto Saúde Mental de Mães Universitárias promove apoio e bem-estar na natureza

Iniciativa da UFRJ busca fortalecer mães universitárias com atividades ao ar livre

Na busca por oferecer apoio e promover o bem-estar das mães universitárias, a Universidade Federal do Rio de Janeiro está lançando o projeto Saúde Mental de Mães Universitárias: Uma Abordagem Interdisciplinar na Natureza. A iniciativa combina atividades ao ar livre com estratégias de autocuidado e mindfulness – a prática de se concentrar completamente no presente.

O projeto visa fornecer um ambiente acolhedor e ferramentas para ajudar as mães universitárias a serem mais resilientes na jornada diária, equilibrando os desafios da maternidade e da vida acadêmica. Realizada pela primeira vez, a iniciativa aborda as necessidades específicas das mães que estão atualmente matriculadas na graduação. Com quatro encontros programados para o mês de outubro, cada um com uma hora e meia de duração, o grupo de apoio concentra-se em proporcionar um espaço de acolhimento para o desenvolvimento de habilidades para lidar com as pressões do cotidiano.

A coordenadora do projeto, Bruna Velasques, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, explica que o grupo nasce de sua experiência como mãe que tem que conciliar a maternidade e os estudos acadêmicos. “O objetivo é não só formar um grupo que essas mães possam levar como uma rede mesmo de apoio, mas que seja uma rede de apoio com base em ensino de estratégias para que elas possam lidar com o dia a dia de uma forma menos sobrecarregada”, conta a professora.

As atividades planejadas do projeto incluem exercícios físicos ao ar livre, práticas de mindfulness em contato com a natureza e orientações sobre autocuidado. A iniciativa reconhece que as mães universitárias enfrentam desafios significativos, equilibrando os cuidados com os filhos, o compromisso com os estudos e outras demandas da vida acadêmica, o que pode afetar negativamente a saúde mental.

Além de fornecer ferramentas práticas, o projeto tenta criar uma rede de apoio sólida entre as participantes, promovendo vínculos e compartilhando estratégias para reduzir o estresse e construir resiliência. O ambiente acolhedor do grupo de apoio oferece um espaço seguro para compartilhar experiências e aprender com outras mães na mesma situação.

Os encontros do primeiro grupo do Saúde Mental de Mães Universitárias ocorrerão nos dias 11/10, 18/10, 25/10 e 1/11, das 15h30 às 17h. Eles serão realizados no campinho da Praia Vermelha da UFRJ, localizado na Av. Venceslau Brás, 71 – Fundos. As inscrições para o projeto estão abertas para mães universitárias com pelo menos um filho de 0 a 6 anos de idade e que estejam matriculadas na graduação da Universidade. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link.