Pelo Campus

Você conhece a Diretoria de Acessibilidade?

Saiba mais sobre as ações desenvolvidas pelo setor e os serviços oferecidos

A Diretoria de Acessibilidade (Dirac) foi criada em fevereiro de 2018 com a função de elaborar e implementar a Política de Acessibilidade da UFRJ. Diretamente vinculada à recém-criada Superintendência de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA), a diretoria tem entre seus objetivos estabelecer a articulação institucional para fomentar iniciativas voltadas para o fortalecimento da articulação entre ensino, pesquisa e extensão a partir da temática da acessibilidade.

De acordo com Rita Gomes, atual diretora da Dirac, o setor trabalha coletando dados relativos à acessibilidade na UFRJ, identificando demandas e necessidades, mantendo interlocução com as diversas instâncias dentro e fora da instituição, sugerindo e propondo aquisição e adaptação de mobiliários e materiais didático-pedagógicos adaptados e apoiando execução de eventos, campanhas e ações para a garantia da cidadania na Universidade. Ela destaca a pluralidade dos projetos desenvolvidos na área:

“A Dirac oferece periodicamente vagas para facilitadores de aprendizagem, alunos de graduação e pós-graduação selecionados por processo seletivo e que recebem uma capacitação geral para auxiliar estudantes com deficiência em suas atividades acadêmicas, promovendo acessibilidade para sua permanência nas dependências da UFRJ”, diz.

A diretoria conta também com o Núcleo de Atendimento e Projetos Educacionais para Pessoas Surdas e com Surdocegueira (Napess), com atendimento bilíngue mediante agendamento no site da unidade (acessibilidade.ufrj.br). Rita destaca que o setor também oferta intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para aulas, eventos e quaisquer outras demandas que necessitem de conteúdo acessível. Para isso, é necessária a antecedência mínima de três dias antes da aula ou evento, tempo suficiente para o preparo do intérprete, o que pode envolver estudo e pesquisa de termos específicos a depender da área ou do tema.

A diretora também revela a expectativa de estender a oferta de atendimento para servidores técnico-administrativos e docentes. “Atualmente, com a estrutura de que dispomos, a prioridade é atender aos estudantes”, destaca.

Uma luta em conjunto

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Rita afirma que a UFRJ está em busca de promover espaços acessíveis para garantir uma real inclusão. Para ela, a integração da Dirac à SGAADA é um passo importante na compreensão de que a acessibilidade não é apartada de outras formas de inclusão, e que as pessoas com deficiência também podem ser atravessadas por outras questões como raça, gênero e orientação sexual.

“Temos ótimas expectativas no sentido de tornar a UFRJ efetivamente um espaço de inclusão e acessibilidade de todos os segmentos, e não um espaço de exclusão”, almeja.

Saiba como entrar em contato com a Dirac

O Núcleo de Orientação e Suporte da Diretoria de Acessibilidade fica localizado no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), na Av. Athos da Silveira Ramos, nº 274, no Laboratório 4, na Cidade Universitária. Há atendimento presencial das 10 às 16 horas.

E-mail: dirac@sgaada.ufrj.br

Leia mais sobre as reflexões da comunidade universitária da UFRJ sobre o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.