Minuta do PGD entra em fase de escuta pública

Etapa é voltada para tirar dúvidas de chefias e direção de unidades

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) finalizou, em 30/8, a minuta que estabelece critérios e procedimentos a serem observados no processo de adesão ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O documento irá agora para a escuta pública, fase anterior à publicação.

Por se tratar de um programa que visa à mudança de cultura sobre a organização do trabalho na Universidade, o PGD é objeto de muitas dúvidas. Reconhecendo a complexidade do tema, a PR-4 optou por fazer uma consulta pública para validar a minuta de modo que essas dúvidas sejam dirimidas. O processo de escuta também antecipará questões críticas na implementação do PGD e do seu sistema.

A escuta pública é voltada a chefes de seção de pessoal e  diretores de unidade. Na última semana de agosto ocorreu a reunião com os chefes de departamento pessoal.  Em setembro será a vez de os diretores serem ouvidos na Plenária de Decanos e Diretores. Durante as reuniões, a PR-4 apresentará a minuta e, a partir do debate, as principais dúvidas e pontos críticos serão anotados. A sistematização dessa escuta será assunto de diálogo na Comissão Central do PGD antes da aprovação da versão final para a publicação.

“A construção do PGD da UFRJ tem sido tratada como uma das prioridades da gestão. Há muita gente dedicada para construir uma instrução normativa que ajude a implementar o PGD de forma estável e positiva. Nossa gestão prima pela participação. Por isso optamos por ampliar os canais de diálogo. Projetos grandes precisam de grandes diálogos”, afirma Neuza Luzia Pinto, pró-reitora de Pessoal.

Preparação para implementação

Paralelamente à escuta pública, a PR-4 vem treinando a equipe para garantir a implementação do PGD nas unidades organizacionais que aderirem. A Divisão de Avaliação de Desempenho será o setor responsável por coordenar e apoiar a implementação. Segundo Neuza Luzia, a equipe oferecerá consultoria para elaboração dos editais e  preenchimento do sistema pelas unidades.

O sistema do PGD já está em fase inicial de desenvolvimento pela Superintendência-Geral de Tecnologia da Comunicação, Informação e Comunicação Gerencial (SGTicig), em parceria com a Divisão de Avaliação de Desempenho.

Para mais informações sobre o PGD, acesse o site da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4). (https://pessoal.ufrj.br/)