UFRJ e Macaé comemoram 40 anos de parceria

Em encontro, Universidade homenageou a data e reafirmou compromissos com a cidade

Na última terça-feira (29/8), a UFRJ recebeu o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), para uma reunião na Reitoria, no campus Cidade Universitária. O encontro comemorou os 40 anos da presença da Universidade naquele município, iniciada com a criação do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem. A ocasião marcou ainda a reafirmação do compromisso da UFRJ com Macaé, bem como a disponibilidade da prefeitura em auxiliar no desenvolvimento da instituição.

Na abertura do evento, o reitor Roberto Medronho se disse honrado com a presença do prefeito e também com a do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna; da gestora da Secretaria de Educação, Leandra Lopes; e do vereador Luciano Diniz, entre outros membros da delegação. O prefeito se mostrou confiante com o futuro da parceria com a UFRJ.

“Do tamanho que for a vontade da UFRJ, vai ser a contrapartida do governo também”, afirmou o prefeito sobre os projetos de desenvolvimento do Centro Multidisciplinar de Macaé.

Dois homens aparecem em primeiro plano conversando sentados ao redor de uma mesa branca. Ao fundo, outras pessoas aparecem sentadas ao redor da mesma mesa.
Macaé e UFRJ reafirmam parceria | Foto: Fábio Caffé (SCGOM/UFRJ)

A celebração de uma jornada

O professor Francisco Esteves abriu as apresentações contando a história do Nupem, inicialmente chamado de Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, primeira organização da Federal do Rio de Janeiro a chegar a Macaé ainda na década de 1980. Traçando uma linha do tempo desde as primeiras instalações feitas em barracas de acampamento, avançou até os dias atuais, em que o Centro Multidisciplinar (CM) UFRJ – Macaé conta com dois prédios, oferece nove cursos de graduação, duas pós-graduações e diversas atividades de pesquisa e extensão.

Um homem idoso com uma camisa azul-clara aparece em frente a um projetor apresentando um slide.
Professor Francisco de Assis Esteves apresenta a história da UFRJ em Macaé | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Em seguida, o professor Irnak Barbosa apresentou à delegação de Macaé propostas de melhoria e desenvolvimento do CM UFRJ, visando tornar o polo um centro de referência em nível nacional e na América Latina.

Em homenagem à longa trajetória de parceria entre a instituição e a cidade, o reitor entregou ao prefeito uma placa comemorativa, relembrando o início da ligação. “Estamos vivendo um momento histórico aqui”, celebrou o reitor.

Dois homens de terno azul-escuro aparecem segurando uma placa prateada em frente a uma parede cinza e a uma janela com persianas.
Reitor Roberto Medronho entrega placa comemorativa ao prefeito de Macaé, Welberth Rezende | Foto: Fábio Caffé (SCGOM/UFRJ)

O encontro foi encerrado com fala da vice-reitora Cássia Turci, que agradeceu pela presença e a disponibilidade de todos os convidados. Ao todo, cerca de 30 pessoas compareceram ao evento, entre elas, pró-reitores, decanos e diretores de Centros.

*Sob supervisão de Victor França