Pelo Campus

Podcast: Representatividade e avanços

A centésima edição do podcast Conexão UFRJ destaca o reconhecimento de um dos maiores autores brasileiros, o escritor negro Lima Barreto, como doutor honoris causa pela UFRJ

Expoente do pré-modernismo, trazendo o subúrbio carioca e as questões de sua época para a cena literária, Lima Barreto foi um dos maiores escritores do Brasil em sua fase. No Conexão n°100, o destaque é a concessão do título póstumo de doutor honoris causa ao autor. A honraria é dada para pessoas de grande expressão.

Além disso, a UFRJ tem expandido suas capacidades para dentro e fora de seus muros: as ações afirmativas e a diversidade têm ganhado espaço institucional; o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho agora pode impulsionar os transplantes no Brasil com novo programa do Ministério da Saúde e a inauguração do Centro Nacional de Transplantes Complexos; e o Instituto de Puericultura e Pediatria promove o Conexão Autismo, um encontro para famílias de crianças do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A coluna do Maré de Notícias, parceiro do Conexão UFRJ na extensão, está de volta nesta edição tão especial!

Confira a transcrição deste episódio neste arquivo.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio. Além disso, também está disponível nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser e JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Realização: Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ

Coordenação: Vanessa Almeida